TJAL lança pesquisa inédita para mapear fake news sobre a Justiça estadual
Objetivo é verificar os temas mais atingidos por notícias falsas e avaliar o impacto na confiança e no acesso à Justiça
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio do Laboratório de Inovação JustInova, lança, nesta segunda (21), pesquisa para identificar quais temas do Judiciário estadual têm sido alvo de desinformação (fake news), como essas informações falsas circulam e quais os impactos em diferentes públicos.
Elaborado em linguagem simples, com perguntas rápidas e diretas, o questionário pode ser respondido até sexta (25) por magistrados, servidores, advogados, integrantes do Ministério Público e sociedade em geral.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do TJAL, Lívia Mattos, a ação reforça o compromisso do Judiciário alagoano com a cidadania e a transparência.
"As notícias falsas sobre decisões judiciais, guarda de filhos, direito de família ou acesso à Justiça não apenas confundem a população, mas podem gerar conflitos desnecessários e minar a confiança nas instituições", afirmou.
O objetivo, segundo a magistrada, é ouvir os diferentes públicos e, a partir daí, desenvolver campanhas educativas, materiais explicativos e ações de comunicação para combater a desinformação.
A iniciativa integra o projeto Observatório da Desinformação - Alagoas, uma ação conjunta do TJAL com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ministério Público Federal (MPF) e Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom/AL).
A participação é anônima e leva menos de cinco minutos. Após o encerramento da pesquisa, os resultados serão consolidados e utilizados para nortear as ações do Observatório da Desinformação.
Últimas notícias
Homem ataca policial com mata-leão, rouba arma e é preso em Marechal
Homem é preso com drogas e R$ 8 mil em espécie no bairro Clima Bom em Maceió
Prefeito Felipe Jatobá entrega 300 óculos a alunos da rede municipal
Em derrota histórica, Senado rejeita indicação de Jorge Messias para o STF
Homem é preso suspeito de tentativa de homicídio por causa de uma fotografia em Santana do Ipanema
Hemoal faz coletas externas de sangue em Coruripe e Penedo nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
PM flagra 47 descumprimentos no 13º dia de vigência do Decreto Emergencial
