Brasil

‘Orgulho pra sempre’: Gilberto Gil homenageia Preta Gil após sua morte

Preta Gil morreu no último domingo (20), em Nova York, em decorrência de complicações de um câncer no intestino

Por Lane Gois 24/07/2025 17h05 - Atualizado em 24/07/2025 17h05
‘Orgulho pra sempre’: Gilberto Gil homenageia Preta Gil após sua morte
Gilberto Gil e Preta Gil - Foto: Reprodução

O cantor e compositor Gilberto Gil se manifestou publicamente, na manhã desta quinta-feira (24), pela primeira vez desde a morte da filha, a cantora Preta Gil. Em uma publicação nas redes sociais, Gil compartilhou um vídeo de uma apresentação de Preta e também trechos de uma entrevista em que a artista fala sobre o incentivo do pai para cantar músicas do repertório dele.

"Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre", escreveu o artista na legenda da publicação, emocionando seguidores e fãs da família Gil.

Preta Gil morreu no último domingo (20), em Nova York, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ela tinha 49 anos e estava nos Estados Unidos realizando um tratamento experimental contra a doença.

A cantora estava hospedada em Nova York e se deslocava até Washington para sessões de tratamento em um centro médico especializado. A opção pelo protocolo internacional foi feita após o agravamento do quadro de saúde.

Luto na música brasileira


Filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Gil era uma figura marcante da música e da cultura brasileira, conhecida por sua irreverência, defesa da liberdade de expressão e ativismo em causas sociais. Sua morte gerou grande comoção no meio artístico, com homenagens de colegas, fãs e autoridades.

A despedida da cantora deve ocorrer no Brasil, com informações sobre cerimônia e sepultamento ainda a serem divulgadas pela família.

*Estagiário sob supervisão