Ricardo Doria lança 1ª edição do Corações da Paz nas Escolas ao lado de Paulo Dantas e Rafael Brito
Iniciativa pioneira em Alagoas leva cidadania, saúde, lazer e inclusão social a comunidades vulneráveis
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), liderada por Ricardo Dória, o Governo de Alagoas realizou, neste sábado (26), a primeira edição do programa Corações da Paz nas Escolas. A iniciativa, idealizada para promover cidadania, prevenir a violência e ampliar a inclusão social em territórios vulneráveis, teve seu lançamento na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, no bairro do Vergel do Lago. O evento contou com a presença do secretário, do deputado federal Rafael Brito e do governador Paulo Dantas.
A ação levou uma ampla oferta de serviços públicos à comunidade, beneficiando centenas de moradores com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, garantia de direitos, assistência social, cultura, esporte e lazer. Para o secretário Ricardo Dória, a proposta é aproximar o Estado da população, fortalecer os vínculos comunitários e ampliar o alcance de políticas públicas integradas voltadas à construção de uma cultura de paz.
O secretário Ricardo Dória destacou a adesão expressiva da população, que compareceu ao local para cuidar da saúde, resolver pendências documentais e participar de atividades culturais e esportivas.
“Este é o maior programa de oferta de serviços e geração de oportunidades que nosso estado já viu. Isso mostra que o Governo está presente nas comunidades e comprometido com a construção de uma Alagoas melhor para todos”, ressaltou o titular da Seprev.
Durante todo o dia, foram oferecidos diversos atendimentos, como: emissão de documentos, cadastro no Cartão CRIA, solicitação de seguro-desemprego, cálculo de verbas rescisórias e regularização de contas no Gov.br.
As atividades recreativas incluíram torneios de futsal, vôlei e futmesa, circuito funcional, aulas de zumba, campeonatos de videogame, apresentações culturais e recreação infantil.
Na área da saúde, foram realizadas consultas com clínico geral, pediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo, além de triagens com aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura. Também estavam disponíveis testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV, além de orientações de saúde, encaminhamentos para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e agendamento para inserção de DIU.
Para Ricardo Dória, o trabalho intersetorial é essencial para políticas públicas eficazes:
“Quando diferentes áreas do governo trabalham de forma integrada, os resultados chegam mais rápido e impactam mais pessoas. O Corações da Paz nas Escolas é a prova de que a prevenção à violência se faz com garantia de direitos e com a presença do Estado na vida das pessoas.”
Segundo o secretário Ricardo Doria, a previsão é levar a ação Corações da Paz nas Escolas em diversos bairros de Maceió e outros municípios de Alagoa s ainda neste semestre.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Dino proíbe criação de novas leis sobre pagamento de ‘penduricalhos’
Eleição antecipada na Câmara de Arapiraca pode ser anulada após investigação do MP
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
