Meio ambiente

Mais um pinguim encalha em praia de Maceió; animal foi encontrado morto

Este é segundo animal encontrado em praias alagoanas em menos de uma semana

Por Valeska Miranda* 31/07/2025 12h12 - Atualizado em 31/07/2025 13h01
Mais um pinguim encalha em praia de Maceió; animal foi encontrado morto
Ave-marinha foi encontrada morta - Foto: Reprodução/ Ascom

Um pinguim foi encontrado morto, na manhã desta quinta-feira (31), na praia de Riacho Doce, em Maceió. Em menos de uma semana, este é o segundo animal da espécie pinguim-de-magalhães achado nas praias alagoanas.

O corpo do animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do órgão, onde vai passar por exame de necropsia.

De acordo com biólogos do Instituto, o aparecimento destes animais nas águas brasileiras acontece devido à migração das aves durante o inverno. Entretanto, é comum que eles migrem até as regiões sul e sudeste do país, mas algumas vezes, os animais podem chegar até as praias do nordeste, como vem acontecendo.

No decorrer da migração, alguns podem se perder do bando e acabam encalhando debilitados, desnutridos e hipotérmicos.

Além disto, o Biota ressalta que o estado alagoano está em situação de emergência devido à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. Esta doença viral contagiosa afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas e o registro dos casos é fundamental.

Ao encontrar uma ave-marinha, as entidades responsáveis pelo monitoramento destas espécies em Alagoas advertem: não toquem e nem recolham o animal.

Ao avistá-los, a população deve entrar em contato por meio do número de contato: (82) 99115.2944. O caso será registrado e direcionado aos órgãos competentes.

Estagiária sob a supervisão da redação*