Teca Nelma participa de mobilização por justiça fiscal e direitos trabalhistas nesta sexta (8)
A parlamentar vai integrar a ação de coleta de votos da população durante o ato
A vereadora Teca Nelma (PT) estará nesta sexta-feira (08), na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió, participando da mobilização do Plebiscito Popular 2025. Ao lado da Brigada Urbana do MST, a parlamentar vai integrar a ação de coleta de votos da população, em um esforço coletivo para estimular a participação popular em temas de interesse nacional.
Organizado por movimentos sociais como MST, CUT, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, o plebiscito é uma consulta pública que busca ouvir trabalhadoras e trabalhadores sobre assuntos diretamente ligados à vida da classe trabalhadora brasileira. Este ano, o tema em debate é a redução da jornada de trabalho sem corte de salário, o fim da escala 6x1 e a taxação dos super ricos, além da isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Para Teca, a iniciativa é um exemplo de democracia popular.
“Essa é uma forma de colocar o povo como protagonista das decisões que afetam sua vida. É o povo sendo ouvido, opinando e construindo caminhos para uma sociedade mais justa”, afirma a vereadora.
A mobilização do Plebiscito Popular ocorre em três fases principais. Na primeira, ocorreu a criação de comitês populares e coordenações estaduais responsáveis por articular as ações em todo o país. Em seguida, acontece a atual fase, entre julho e setembro de 2025, com votação popular.
“Os resultados serão sistematizados e entregues ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. A ideia é mostrar a força da vontade popular. Não se trata apenas de uma consulta simbólica: queremos levar a voz do povo diretamente para as instituições que decidem o rumo do país”, explica a vereadora.
A coleta de votos segue em todo o país até setembro, com urnas distribuídas em diversos locais, além da votação online através do site https://plebiscitopopular.org.br/. A mobilização busca ampliar o debate sobre justiça social e fortalecer o diálogo entre sociedade civil e poder público.
Últimas notícias
Pai denuncia mãe por agressões à filha em Maceió e também acaba preso por pensão atrasada
Grupo encapuzado mata jovem a tiros e ‘libera’ os amigos dele para fugir na parte alta de Maceió
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
