EUA devem rever tarifaço sobre café e carne, avalia Tebet
Para a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, taxa dos EUA sobre os produtos “não tem lógica nenhuma”

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (5), que o governo federal acredita no recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a inclusão de itens como café e carne da lista de produtos brasileiros que serão sobretaxados em 50% a partir desta quarta-feira (6).
“Acreditamos que, na hora em que olharem os números inflacionados desses produtos, pesquisa de opinião pública, eles vão reposicionar esses produtos de novo. Pode não acontecer dia 6, mas vai acontecer. Não tem lógica nenhuma. Até eleitoral”, disse a ministra no Palácio do Planalto, em Brasília.
Com relação ao plano de contingência, a ministra avaliou que as equipes estão trabalhando e que uma série de medidas foram apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “É uma questão de tirar ou não tirar, a depender das exceções serem estendidas ou não”, disse Tebet.
De acordo com a ministra, os setores poderão ser contemplados com benefícios específicos. Ainda segundo ela, o governo busca aproveitar medidas já testadas durante a pandemia. “Não vamos inventar nada, não vamos tirar coelho da cartola. A pandemia nos permitiu testar medidas que se mostraram, muitas delas, bem-sucedidas, com apoio do Congresso”, avaliou.
De acordo com ela, as medidas não exigem espaço orçamentário e não têm impacto direto no teto de gastos, conforme já antecipado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Pode até ter algum impacto fiscal, mas o que é prioritário e emergencial agora não exige isso. Se houver algo que demande recursos, vai ser tratado com razoabilidade. Já tivemos essa experiência na pandemia”, disse.
Últimas notícias

Corpo é achado na Praia do Sobral após suspeita de afogamento em Maceió

Tragédia na AL-220 deixa pai e filha mortos e militar ferido em Piranhas

Homem é morto a facadas durante confraternização em Palmeira dos Índios

Jovens espancam homem em via pública no bairro Tabuleiro do Martins

Moradores de Santa Luzia do Norte passam mal após vazamento de amônia em indústria

Bandido mata jovem a tiros na zona rural de Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
