Ronaldo Lessa participa de reuniões estratégicas com Lula, Alckmin e Haddad em Brasília
Governador em exercício destaca avanços no combate à fome, medidas econômicas e anuncia vinda de Alckmin e Janja a Alagoas

O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, representou o governador Paulo Dantas nas reuniões realizadas nesta terça-feira (05) em Brasília. Os encontros contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de outros governadores do país.
As agendas ocorreram durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/Conselhão) e a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ambos os fóruns reuniram parlamentares, técnicos e representantes da sociedade civil.
Tarifaço dos Estados Unidos
Durante a plenária do Conselhão, o presidente Lula reafirmou a posição do Brasil contra a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Após intensas negociações, o governo brasileiro obteve a exclusão de 694 produtos da lista de taxados, o que representa aproximadamente 43% do valor exportado para os EUA em 2024.
Apesar do avanço, cerca de 36% das exportações brasileiras ainda seguem afetadas pela tarifa, incluindo produtos estratégicos para estados como Alagoas, como o açúcar e seus derivados.
“Há a possibilidade de o país fazer dois tratamentos para a gente sofrer o menos possível: um para os grandes produtores, que devem buscar novos mercados internacionais; e outro para os produtores de pequeno porte, com o Governo Federal oferecendo o suporte necessário”, afirmou Ronaldo Lessa.
Medidas e decretos anunciados
Durante a reunião do Conselhão, foram assinados e apresentados atos de grande alcance nacional. Entre eles, a Política Nacional da Primeira Infância, que integra saúde, educação, assistência social e nutrição para crianças de 0 a 6 anos, com foco na redução das desigualdades.
Também foi lançado o Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica (PAC 2030), que prevê R$ 430 bilhões destinados a projetos de bioeconomia, energias renováveis e desenvolvimento sustentável, com lançamento formal previsto para a COP30.

Articulações para Alagoas
Durante sua agenda em Brasília, Ronaldo Lessa também conversou com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que confirmou visita a Maceió, com data a ser definida.
Além disso, a primeira-dama Janja Lula da Silva virá ao estado ainda neste mês, com compromissos previstos também no interior.
Após os eventos no Palácio do Planalto, Lessa se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar de projetos de infraestrutura estratégicos para Alagoas.
O governador em exercício destacou ainda que, em articulação com Renan Filho, está sendo discutido o momento adequado para levar o presidente Lula a Alagoas.
“Estamos garantindo que o estado esteja no centro das grandes decisões nacionais. Alagoas será diretamente beneficiada com a atenção do governo federal e a presença de suas principais lideranças”, afirmou Lessa.
Últimas notícias

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do Nordeste em ranking nacional de qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
