Pesquisa do IBGE sobre a administração municipal em AL começa nesta sexta (8)
Estudo revela panorama inédito da gestão pública municipal e ajuda a direcionar políticas e recursos

A partir desta sexta-feira (08), o IBGE inicia a coleta da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) em Alagoas. A investigação, conduzida por 22 agentes de coleta, vai percorrer os 102 municípios do estado.
Realizada em todo o país, a pesquisa ouve diretamente as prefeituras, por meio de seus gestores e secretarias. O levantamento segue até o final de novembro deste ano.
Segundo Carla Rodrigues, supervisora da pesquisa em Alagoas, a Munic funciona como um verdadeiro “raio-x” da gestão municipal.
“Essa é uma pesquisa que provoca reflexão no prefeito. Ao se deparar com perguntas sobre políticas ou serviços que ainda não existem em seu município, ele passa a questionar por que não tem, como obter, onde buscar recursos. E isso costuma gerar movimento e articulação em busca de soluções”, explica Carla Rodrigues.
A edição de 2025 traz diversos módulos, com destaque para a abordagem de assuntos como recursos humanos, meio ambiente, gestão e riscos de desastre e um tema inédito na Munic, desenvolvimento sustentável.
Os resultados da pesquisa serão divulgados no segundo semestre de 2026 e podem subsidiar financiamentos públicos, parcerias institucionais e pactuações com o governo federal.
A pesquisa é realizada anualmente desde 1999 (com exceção dos anos de Censo Demográfico) e cobre todos os 5.570 municípios do Brasil. Trata-se da única operação estatística do país com esse alcance voltada exclusivamente para a gestão pública municipal.
Para saber informações completas sobre a pesquisa, acesse: https://www.ibge.gov.br/estati...
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
