Pesquisa do IBGE sobre a administração municipal em AL começa nesta sexta (8)
Estudo revela panorama inédito da gestão pública municipal e ajuda a direcionar políticas e recursos
A partir desta sexta-feira (08), o IBGE inicia a coleta da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) em Alagoas. A investigação, conduzida por 22 agentes de coleta, vai percorrer os 102 municípios do estado.
Realizada em todo o país, a pesquisa ouve diretamente as prefeituras, por meio de seus gestores e secretarias. O levantamento segue até o final de novembro deste ano.
Segundo Carla Rodrigues, supervisora da pesquisa em Alagoas, a Munic funciona como um verdadeiro “raio-x” da gestão municipal.
“Essa é uma pesquisa que provoca reflexão no prefeito. Ao se deparar com perguntas sobre políticas ou serviços que ainda não existem em seu município, ele passa a questionar por que não tem, como obter, onde buscar recursos. E isso costuma gerar movimento e articulação em busca de soluções”, explica Carla Rodrigues.
A edição de 2025 traz diversos módulos, com destaque para a abordagem de assuntos como recursos humanos, meio ambiente, gestão e riscos de desastre e um tema inédito na Munic, desenvolvimento sustentável.
Os resultados da pesquisa serão divulgados no segundo semestre de 2026 e podem subsidiar financiamentos públicos, parcerias institucionais e pactuações com o governo federal.
A pesquisa é realizada anualmente desde 1999 (com exceção dos anos de Censo Demográfico) e cobre todos os 5.570 municípios do Brasil. Trata-se da única operação estatística do país com esse alcance voltada exclusivamente para a gestão pública municipal.
Para saber informações completas sobre a pesquisa, acesse: https://www.ibge.gov.br/estati...
Últimas notícias
Alfredo Gaspar critica “blindagem quase intransponível” de bancos e garante continuidade da CPMI
Pilar celebra 154 anos de emancipação com atrações nacionais e série de entregas
Deputada Cibele Moura participa de entrega de kits do programa “Meu ciclo na escola”
Ângelo Farias leva o Na Mira da Notícia para a Francês FM e estreia formato do programa com imagem
Vorcaro movimentou R$ 151 milhões com rede privada de saúde
Homem é condenado a 33 anos por matar ex-companheira a facadas na frente do filho
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
