Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza
Cena foi registrada por câmera de segurança; Silas, de 14 anos, aplicou manobra de Heimlich aprendida com o irmão mais velho

Um momento de descontração entre primos quase terminou em tragédia na noite desta quinta-feira (7), em Fortaleza, no Ceará. Igor Vasconcelos, de 13 anos, se engasgou com uma mistura de leite, achocolatado e flocos crocantes enquanto ria de uma piada contada por Silas, seu primo de 14 anos. A rápida reação de Silas, que aplicou a manobra de Heimlich, foi crucial para salvar Igor.
O incidente aconteceu na sala do apartamento da família, no bairro Guararapes, e foi registrado por uma câmera de segurança instalada na cozinha. Nas imagens, é possível ver o momento em que Igor começa a se engasgar e Silas, sem hesitar, aplica a técnica de desobstrução das vias aéreas, conhecida por tração abdominal.
Segundo a empresária Lione, tia dos adolescentes, Silas aprendeu a técnica com o irmão mais velho, Eduardo, que tem o hábito de pesquisar conteúdos sobre primeiros socorros na internet. “Ele [Eduardo] tem aquelas curiosidades que algumas pessoas têm, de saber como salvar uma pessoa. Ele viu alguns vídeos na internet. E, dessa vez, o Silas colocou em prática o que tinha conversado com o irmão”, contou.
Após o susto, Igor foi levado a um hospital particular da cidade. Apesar de relatar dores na garganta e no peito, ele foi medicado e não apresentou sequelas. A família destacou a importância de saber técnicas básicas de primeiros socorros e reforçou que o desfecho poderia ter sido muito diferente sem a ação rápida de Silas.
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência utilizada para desobstruir as vias respiratórias superiores, geralmente bloqueadas por alimentos ou objetos. O episódio serve como alerta para a importância de ensinar esse tipo de procedimento, inclusive a crianças e adolescentes.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Destino turístico dos Cânions do São Francisco pode ser demolido por ordem judicial

Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris

Corpo de jovem é encontrado no rio Mundaú três dias após seu desaparecimento

Casal efetua manutenção preventiva em sistema que abastece Capela

Hemoal realiza coleta itinerante de sangue na Faculdade Estácio nesta terça-feira (9)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
