Segurança

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

Cena foi registrada por câmera de segurança; Silas, de 14 anos, aplicou manobra de Heimlich aprendida com o irmão mais velho

Por Lane Gois 10/08/2025 15h03 - Atualizado em 10/08/2025 15h03
Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza
Cena foi registrada por câmera de segurança; Silas, de 14 anos, aplicou manobra de Heimlich aprendida com o irmão mais velho - Foto: Reprodução

Um momento de descontração entre primos quase terminou em tragédia na noite desta quinta-feira (7), em Fortaleza, no Ceará. Igor Vasconcelos, de 13 anos, se engasgou com uma mistura de leite, achocolatado e flocos crocantes enquanto ria de uma piada contada por Silas, seu primo de 14 anos. A rápida reação de Silas, que aplicou a manobra de Heimlich, foi crucial para salvar Igor.

O incidente aconteceu na sala do apartamento da família, no bairro Guararapes, e foi registrado por uma câmera de segurança instalada na cozinha. Nas imagens, é possível ver o momento em que Igor começa a se engasgar e Silas, sem hesitar, aplica a técnica de desobstrução das vias aéreas, conhecida por tração abdominal.

Segundo a empresária Lione, tia dos adolescentes, Silas aprendeu a técnica com o irmão mais velho, Eduardo, que tem o hábito de pesquisar conteúdos sobre primeiros socorros na internet. “Ele [Eduardo] tem aquelas curiosidades que algumas pessoas têm, de saber como salvar uma pessoa. Ele viu alguns vídeos na internet. E, dessa vez, o Silas colocou em prática o que tinha conversado com o irmão”, contou.

Após o susto, Igor foi levado a um hospital particular da cidade. Apesar de relatar dores na garganta e no peito, ele foi medicado e não apresentou sequelas. A família destacou a importância de saber técnicas básicas de primeiros socorros e reforçou que o desfecho poderia ter sido muito diferente sem a ação rápida de Silas.

A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência utilizada para desobstruir as vias respiratórias superiores, geralmente bloqueadas por alimentos ou objetos. O episódio serve como alerta para a importância de ensinar esse tipo de procedimento, inclusive a crianças e adolescentes.

*Estagiário sob supervisão