Maceió investe no fortalecimento das marisqueiras e na preservação da Lagoa Mundaú
Projetos sociais, ambientais e culturais fortalecem a economia e preservam o legado das comunidades ribeirinhas
Guardando tradição e sustento, as marisqueiras são protagonistas na história e na cultura da capital alagoana. Ligadas à pesca artesanal e à preservação da Lagoa Mundaú, elas asseguram alimento, identidade e renda para comunidades inteiras. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Maceió vem ampliando políticas e iniciativas que apoiam essas mulheres, desde ações de segurança alimentar até oportunidades de geração de renda e visibilidade em eventos culturais.
Segurança alimentar e apoio emergencial
Em dezembro de 2024, a gestão municipal distribuiu mais de 1.000 cestas básicas e kits de proteína a pescadores e marisqueiras da Colônia Z4, no bairro Flexal de Baixo. A ação, coordenada por diversas secretarias, atendeu profissionais que tiveram suas atividades interrompidas pelo risco de colapso da mina 18, que impediu a navegação na Lagoa Mundaú e comprometeu a renda da categoria.
Homenagem e valorização da profissão
No Dia da Marisqueira, 1º de agosto, a Prefeitura celebrou a força dessas mulheres com a ação “Viva as Marisqueiras da Laguna Mundaú”, destacando seu papel na preservação ambiental e no turismo comunitário. Organizada pelas secretarias de Turismo e de Saúde, a iniciativa reforçou seu papel como guardiãs da natureza e da cultura local, além de destacar a importância do turismo sustentável e de base comunitária para a região.
Renda e visibilidade no São João Massayó
Durante o São João Massayó, a criação da Tenda do Sururu levou ainda mais destaque ao trabalho das marisqueiras. O espaço reuniu integrantes da Cooperativa do Vergel do Lago (Coopmaris) para vender pratos tradicionais à base do molusco, símbolo cultural e econômico de Maceió. Foram oferecidos desde caldinho até bobó de sururu, além de uma exposição sobre reaproveitamento de conchas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). A experiência gerou renda extra, visibilidade e fortaleceu a autoestima das participantes, apresentando inclusive pratos pouco conhecidos para turistas e visitantes.
Moradia digna para os ribeirinhos no Parque da Lagoa
Pescadores e marisqueiras da Lagoa Mundaú foram beneficiados com a entrega de apartamentos no Residencial Parque da Lagoa. O projeto oferece moradia próxima à lagoa, local de trabalho e sustento da comunidade, promovendo dignidade e justiça social. A infraestrutura conta com área de lazer, quadras, bicicletário, ciclovias e um centro pesqueiro para comercialização dos produtos da pesca. A Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Adjunta de Habitação acompanharam o cadastro e a organização para ocupação dos imóveis.
Ecoboat fortalece trabalho das marisqueiras com limpeza e preservação da Lagoa
Desde dezembro de 2022, o Ecoboat atua na limpeza da Lagoa Mundaú, retirando resíduos sólidos que comprometem a qualidade do ecossistema onde as marisqueiras desenvolvem seu trabalho. A embarcação equipada com braço hidráulico já recolheu mais de 1.400 toneladas de lixo da lagoa, contribuindo para a preservação da fauna e flora locais essenciais para a produção do sururu. Operado por agentes da Alurb, o equipamento também promove conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos. Além disso, a cidade conta com Ecopontos para o descarte adequado de materiais, evitando a poluição e protegendo a lagoa. Essas ações garantem um ambiente saudável, fortalecendo a atividade das marisqueiras e preservando a cultura e economia locais.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
