Maceió investe no fortalecimento das marisqueiras e na preservação da Lagoa Mundaú
Projetos sociais, ambientais e culturais fortalecem a economia e preservam o legado das comunidades ribeirinhas
 
                            Guardando tradição e sustento, as marisqueiras são protagonistas na história e na cultura da capital alagoana. Ligadas à pesca artesanal e à preservação da Lagoa Mundaú, elas asseguram alimento, identidade e renda para comunidades inteiras. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Maceió vem ampliando políticas e iniciativas que apoiam essas mulheres, desde ações de segurança alimentar até oportunidades de geração de renda e visibilidade em eventos culturais.
Segurança alimentar e apoio emergencial
Em dezembro de 2024, a gestão municipal distribuiu mais de 1.000 cestas básicas e kits de proteína a pescadores e marisqueiras da Colônia Z4, no bairro Flexal de Baixo. A ação, coordenada por diversas secretarias, atendeu profissionais que tiveram suas atividades interrompidas pelo risco de colapso da mina 18, que impediu a navegação na Lagoa Mundaú e comprometeu a renda da categoria.
Homenagem e valorização da profissão
No Dia da Marisqueira, 1º de agosto, a Prefeitura celebrou a força dessas mulheres com a ação “Viva as Marisqueiras da Laguna Mundaú”, destacando seu papel na preservação ambiental e no turismo comunitário. Organizada pelas secretarias de Turismo e de Saúde, a iniciativa reforçou seu papel como guardiãs da natureza e da cultura local, além de destacar a importância do turismo sustentável e de base comunitária para a região.
Renda e visibilidade no São João Massayó
Durante o São João Massayó, a criação da Tenda do Sururu levou ainda mais destaque ao trabalho das marisqueiras. O espaço reuniu integrantes da Cooperativa do Vergel do Lago (Coopmaris) para vender pratos tradicionais à base do molusco, símbolo cultural e econômico de Maceió. Foram oferecidos desde caldinho até bobó de sururu, além de uma exposição sobre reaproveitamento de conchas, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). A experiência gerou renda extra, visibilidade e fortaleceu a autoestima das participantes, apresentando inclusive pratos pouco conhecidos para turistas e visitantes.
Moradia digna para os ribeirinhos no Parque da Lagoa
Pescadores e marisqueiras da Lagoa Mundaú foram beneficiados com a entrega de apartamentos no Residencial Parque da Lagoa. O projeto oferece moradia próxima à lagoa, local de trabalho e sustento da comunidade, promovendo dignidade e justiça social. A infraestrutura conta com área de lazer, quadras, bicicletário, ciclovias e um centro pesqueiro para comercialização dos produtos da pesca. A Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Adjunta de Habitação acompanharam o cadastro e a organização para ocupação dos imóveis.
Ecoboat fortalece trabalho das marisqueiras com limpeza e preservação da Lagoa
Desde dezembro de 2022, o Ecoboat atua na limpeza da Lagoa Mundaú, retirando resíduos sólidos que comprometem a qualidade do ecossistema onde as marisqueiras desenvolvem seu trabalho. A embarcação equipada com braço hidráulico já recolheu mais de 1.400 toneladas de lixo da lagoa, contribuindo para a preservação da fauna e flora locais essenciais para a produção do sururu. Operado por agentes da Alurb, o equipamento também promove conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos. Além disso, a cidade conta com Ecopontos para o descarte adequado de materiais, evitando a poluição e protegendo a lagoa. Essas ações garantem um ambiente saudável, fortalecendo a atividade das marisqueiras e preservando a cultura e economia locais.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		