Agenda Cultural

Jornalista alagoano Maylson Honorato estreia na ficção com ‘Bromélias Imaginárias’; livro está em pré-venda

Obra reúne 15 contos de realismo fantástico e drama cotidiano, ambientados em um Nordeste simbólico e contemporâneo

Por 7segundos com assessoria 14/08/2025 12h12 - Atualizado em 14/08/2025 14h02
Jornalista alagoano Maylson Honorato estreia na ficção com ‘Bromélias Imaginárias’; livro está em pré-venda
Jornalista e escritor Maylson Honorato - Foto: Ailton Cruz

O jornalista e artista alagoano Maylson Honorato estreia na literatura com “Bromélias Imaginárias”, livro de contos que entra em pré-venda nacional pela Editora Urutau. A obra, que chega oficialmente às livrarias em novembro, apresenta 15 histórias que transitam entre a brutalidade da existência e o lirismo da memória, ambientadas num Nordeste simbólico. A pré-venda ocorre pelo site Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projet... suas páginas, convivem cenas improváveis e, ao mesmo tempo, familiares: um cavalo envenenado por amor, um menino que vive num buraco com a altura exata de sua ausência, um idoso esquecido por meses num apartamento, dois homens que se reencontram sob a chuva após décadas de silêncio.

A prosa de Honorato, reconhecida pela linguagem poética e cortante no jornalismo literário local, aborda na ficção temas como luto, afeto, violência herdada, reencontros e o que se infiltra no cotidiano, como as bromélias que crescem onde menos se espera.

“Vejo este livro como um ensaio sobre lutos e vazios, uma tentativa de criar uma anatomia da falta. Mas há alguma beleza que sobrevive à vida de quem perde alguém ou a si mesmo. São histórias com sentimentos universais, mas que estão intrinsecamente ligados à minha própria experiência com perdas e a uma convivência de quase duas décadas de silêncio. Não é, no entanto, autoficção. É ficção sobre o que é humano. E, mesmo com suas durezas, a vida é bonita”, afirma o autor.

Nascido em Viçosa, no interior de Alagoas, e radicado em Maceió há 16 anos, Maylson Honorato é editor de Cultura da Gazeta de Alagoas e atua no jornalismo cultural e literário há quase uma década. Filho de Audálio Honorato, poeta popular reconhecido como patrimônio vivo, traz em sua escrita a herança de uma observação aguda, alimentada pela experiência jornalística e pelo diálogo com as tradições e contradições da região.

Com lançamento previsto para novembro, “Bromélias Imaginárias” chega ao mercado como parte da produção contemporânea que renova a literatura nordestina, dialogando com temas universais sem abrir mão do sotaque local. A pré-venda está disponível em todo o Brasil e oferece aos primeiros leitores exemplares com condições especiais.

“A pré-venda é muito importante. Ela vai dar a dimensão que esse projeto terá na casa editorial, a Urutau. Estou muito feliz com tudo o que se desenha para o “Bromélias Imaginárias” e sei que ele será o que tiver que ser com a força e a coragem que precisei juntar, nesses anos todos, para finalmente lançá-lo. Conto com todos que gostam de literatura, de literatura nordestina e independente. Vamos juntos”, finaliza.

SERVIÇO

Pré-venda do livro Bromélias Imaginárias, de Maylson Honorato

Pré-venda: benfeitoria.com/projeto/bromelias

Encontre o autor no Instagram: @maylsohonorato