Instituto de Identificação de Alagoas promove ação itinerante na Adefal
Iniciativa garante o acesso de pessoas com deficiência ao documento essencial para o exercício da cidadania, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade
O Instituto de Identificação de Alagoas deu início, nesta semana, a mais uma ação itinerante focada na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até esta terça (26), a equipe do órgão estará na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), em Maceió, para assegurar que pessoas com deficiência possam obter o documento, que é fundamental para o pleno exercício da cidadania
A emissão da CIN representa uma ampliação de direitos e um reforço à inclusão, alinhada ao compromisso do Governo de Alagoas em promover acessibilidade e dignidade para todos os cidadãos.

Desde a implementação do novo sistema, de junho de 2022 a agosto de 2025, Alagoas já emitiu 13.353 Carteiras de Identidade Nacional para pessoas com deficiência. Esse número corresponde a uma média de 342 emissões mensais e aproximadamente 12 documentos expedidos por dia.
Do total de emissões, a maior parcela, correspondente a 60,89% (8.451 carteiras), foi destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em seguida, 22,49% (3.121) dos documentos foram emitidos para pessoas com deficiência intelectual. Pessoas com deficiência física representam 7,46% (1.036) do total, enquanto pessoas com deficiência auditiva e visual correspondem a 4,95% (641) e 4,21% (584), respectivamente.

De acordo com o superintendente do Instituto, Antônio Ferreira, a ação na Adefal tem como objetivo principal garantir a cidadania, a inclusão e a acessibilidade na emissão da carteira de identidade para o público com deficiência.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
