Instituto de Identificação de Alagoas promove ação itinerante na Adefal
Iniciativa garante o acesso de pessoas com deficiência ao documento essencial para o exercício da cidadania, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade
O Instituto de Identificação de Alagoas deu início, nesta semana, a mais uma ação itinerante focada na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até esta terça (26), a equipe do órgão estará na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), em Maceió, para assegurar que pessoas com deficiência possam obter o documento, que é fundamental para o pleno exercício da cidadania
A emissão da CIN representa uma ampliação de direitos e um reforço à inclusão, alinhada ao compromisso do Governo de Alagoas em promover acessibilidade e dignidade para todos os cidadãos.

Desde a implementação do novo sistema, de junho de 2022 a agosto de 2025, Alagoas já emitiu 13.353 Carteiras de Identidade Nacional para pessoas com deficiência. Esse número corresponde a uma média de 342 emissões mensais e aproximadamente 12 documentos expedidos por dia.
Do total de emissões, a maior parcela, correspondente a 60,89% (8.451 carteiras), foi destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em seguida, 22,49% (3.121) dos documentos foram emitidos para pessoas com deficiência intelectual. Pessoas com deficiência física representam 7,46% (1.036) do total, enquanto pessoas com deficiência auditiva e visual correspondem a 4,95% (641) e 4,21% (584), respectivamente.

De acordo com o superintendente do Instituto, Antônio Ferreira, a ação na Adefal tem como objetivo principal garantir a cidadania, a inclusão e a acessibilidade na emissão da carteira de identidade para o público com deficiência.
Últimas notícias
Homem é assassinado em bar na feira livre de Delmiro; suspeito foi preso
Diretor arremessa cadeira contra torcedores após jogo infantil de Handebol em Maceió
Festa dos 64 anos de Lagoa da Canoa reúne mais de 18 mil pessoas
Lula vem a Alagoas para reforçar candidatura de Renan Filho
Limoeiro de Anadia promove ação de conscientização contra violência à mulher
Governo e Discord vão à Justiça tentar acordo após ação de R$ 500 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
