Instituto de Identificação de Alagoas promove ação itinerante na Adefal
Iniciativa garante o acesso de pessoas com deficiência ao documento essencial para o exercício da cidadania, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade
O Instituto de Identificação de Alagoas deu início, nesta semana, a mais uma ação itinerante focada na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até esta terça (26), a equipe do órgão estará na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), em Maceió, para assegurar que pessoas com deficiência possam obter o documento, que é fundamental para o pleno exercício da cidadania
A emissão da CIN representa uma ampliação de direitos e um reforço à inclusão, alinhada ao compromisso do Governo de Alagoas em promover acessibilidade e dignidade para todos os cidadãos.

Desde a implementação do novo sistema, de junho de 2022 a agosto de 2025, Alagoas já emitiu 13.353 Carteiras de Identidade Nacional para pessoas com deficiência. Esse número corresponde a uma média de 342 emissões mensais e aproximadamente 12 documentos expedidos por dia.
Do total de emissões, a maior parcela, correspondente a 60,89% (8.451 carteiras), foi destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em seguida, 22,49% (3.121) dos documentos foram emitidos para pessoas com deficiência intelectual. Pessoas com deficiência física representam 7,46% (1.036) do total, enquanto pessoas com deficiência auditiva e visual correspondem a 4,95% (641) e 4,21% (584), respectivamente.

De acordo com o superintendente do Instituto, Antônio Ferreira, a ação na Adefal tem como objetivo principal garantir a cidadania, a inclusão e a acessibilidade na emissão da carteira de identidade para o público com deficiência.
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
