Morre aos 83 anos o dublador José Santana, voz brasileira de Chuck Norris e personagens de “Os Simpsons”
Artista foi referência na dublagem nacional e atuou como diretor em estúdios como a Herbert Richers e Telecine; causa da morte não foi divulgada
O dublador e locutor José Santana, conhecido por dar voz a grandes personagens do cinema e da televisão, como Chuck Norris e figuras da animação “Os Simpsons”, morreu aos 83 anos no último domingo (7), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por sua neta, Letícia Gomes, por meio de uma publicação nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
Com uma carreira que começou ainda na adolescência, Santana iniciou sua trajetória como locutor esportivo aos 15 anos, na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ). Durante as décadas de 1960 e 1970, passou por importantes emissoras como as rádios Relógio, Eldorado, Guanabara e Nacional, além de ter participado de programas na extinta TV Tupi.
A dublagem entrou em sua vida em 1972, e, quatro anos depois, ele já atuava como diretor na Herbert Richers, um dos estúdios mais tradicionais do Brasil. Santana também ocupou o cargo de diretor de dublagem na Telecine até o início dos anos 2000, sendo responsável por formar gerações de profissionais da área.
Entre seus trabalhos mais marcantes estão a dublagem do ator Brian Cox como Logan Roy, na série “Succession” (2018–2023), e do ator Hector Elizondo no clássico “Um Tira da Pesada” (1984). Em “Os Simpsons”, sua voz deu vida a personagens icônicos como o diretor Seymour Skinner e o mafioso Tony Gordo.
Homenagem da neta
Em sua conta no Instagram, Letícia Gomes prestou uma emocionante homenagem ao avô. “Hoje enfrentei um dos dias mais difíceis da minha vida. Foram semanas duras, mas lembro que você sempre me dizia para ser forte \[...] Você viveu intensamente, aproveitou cada instante e agora descansou”, escreveu, acompanhando o texto com uma montagem de fotos ao lado de Santana.
Ela encerrou a mensagem dizendo: “Não é um adeus, é um até logo. Você sempre será minha maior inspiração, meu tudo, meu amor maior. Te amo além da vida, e por onde eu passar, levarei você comigo”.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
