Caso Braskem: Othoniel Pinheiro processa advogada que o acusou de receber propina
Mulher usou as redes sociais para ofender e caluniar Defensor Público
O Defensor Público Othoniel Pinheiro abriu processo contra a advogada Adriana Mangabeira Wanderley por ofensas a sua honra publicadas em rede social. No começo de agosto deste ano, a advogada teceu comentários no perfil do Instagram “Política Alagoana” sobre pagamentos de propina feitos pela Braskem no âmbito da Defensoria Pública de Alagoas na ocasião da troca da coordenação do núcleo de proteção coletiva da instituição.
A matéria publicada pelo Perfil do Instagram anunciava que o Defensor Público Othoniel Pinheiro estava assumindo a Coordenação de Núcleo que atuava contra a Braskem, ocasião em que Adriana Mangabeira afirmou na postagem que a Braskem era “a maior pagadora de propina do mundo” perguntando quanto tinha custado a troca da coordenação e quanto a Braskem tinha pago.
O procedimento foi instaurado após representação do próprio Defensor Público dirigido ao Ministério Público de Alagoas (MP-AL), que por usa vez, encaminhou o caso ao Poder Judiciário sob o número 0800161-44.2025.8.02.0171, oportunidade em que o MP vai decidir se oferta ou não a denúncia contra a advogada.
Na representação, Othoniel Pinheiro aponta crime de calúnia contra funcionário público em razão do exercício de suas funções com a possibilidade de triplicar a pena em razão das agressões serem cometidas em rede social.
Em consulta ao sistema do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), identifica-se que a referida advogada já responde por denúncia em processo nº 8076868-72.2025.8.02.0001 ofertada pelo Ministério Público de Alagoas em virtude de crimes cometidos contra o Desembargador Tutmés Airan.
Responde também por processos cíveis por ofensas cometidas contra a Ministra do STJ Marluce Caldas: 0735015-81.2025.8.02.0001, 0735007-07.2025.8.02.0001, 0734251-95.2025.8.02.0001 e 0733809-32.2025.8.02.0001, bem como a processo de calúnia contra o Prefeito de Maceió, JHC: 0715175-85.2025.8.02.0001.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
