Rafael Brito entra com mandado de segurança contra a PEC da Blindagem
A PEC da Blindagem é uma proposta de emenda à Constituição que busca restringir a atuação de órgãos de investigação e da Justiça em relação a parlamentares
O deputado federal por Alagoas, Rafael Brito (MDB-AL), anunciou, por meio de suas redes sociais, que ingressou com um mandado de segurança contra o andamento da chamada PEC da Blindagem. A decisão, segundo ele, foi tomada após diálogo direto com o eleitorado alagoano, que manifestou preocupação com a proposta.
Em publicação oficial, Brito destacou que a medida reflete seu compromisso com os eleitores: “Essa decisão é resultado de um diálogo direto com meus eleitores. Recebi a orientação do meu partido, MDB, para o voto sim nessa matéria, mas uma coisa tem que estar sempre em primeiro lugar, o compromisso com meu eleitorado. A transparência e a prestação de contas são valores inegociáveis na nossa sociedade, e o meu compromisso maior é com quem me elegeu, o povo alagoano. Vou continuar trabalhando por um Brasil mais justo e mais transparente, sempre aberto ao diálogo com cada um de vocês. Muito obrigado pela confiança e por me ajudarem, a cada dia, a ser um deputado federal ainda melhor”, declarou o parlamentar.
A PEC da Blindagem é uma proposta de emenda à Constituição que busca restringir a atuação de órgãos de investigação e da Justiça em relação a parlamentares. Na prática, prevê a necessidade de autorização da Câmara ou do Senado para que medidas como buscas e apreensões, prisões cautelares e ações diretas contra deputados e senadores sejam realizadas.
Ao recorrer ao Supremo Tribunal Federal com um mandado de segurança, sob o número MS 131706/2025, Rafael Brito questiona a constitucionalidade da PEC e solicita a suspensão imediata da tramitação da matéria, reforçando sua posição em defesa da transparência e do respeito ao eleitorado.
Últimas notícias
Jovem invade casa para fugir de perseguição mas é morto com tiros na cabeça no Clima Bom
Romaria de Frei Damião terá inicio nesta sexta (7); evento contará com missas, adorações e show católico
Na 11ª Bienal, servidores com deficiência da Secdef promovem letramento sobre anticapacitismo
Inscrições para processo seletivo do Colégio Tiradentes começam nesta segunda-feira
Piovani detona Wanessa e Carol Dieckmann após entrevista de Dolabella
Em tom de brincadeira, vereadora 'mostra dedo' para colega em sessão
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
