Lei de autoria do Delegado Leonam dá origem à plataforma digital com mais de 20 serviços públicos em AL
O sistema faz parte do Programa de Transformação Digital dos Serviços Públicos
                            O Governo de Alagoas lançou oficialmente nesta semana a plataforma Alagoas Inteligente (AI) — um portal digital que já oferece 25 serviços públicos essenciais de forma online e centralizada. O sistema faz parte do Programa de Transformação Digital dos Serviços Públicos, instituído por meio de lei de autoria do deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil).
A plataforma já está no ar e pode ser acessada pelo endereço https://ai.al.gov.br/, utilizando login via gov.br. A proposta é tornar o serviço público mais acessível, transparente e eficiente, aproximando o cidadão da gestão estadual por meio da tecnologia.
A nova lei, idealizada pelo deputado Leonam, estabelece diretrizes para transformar digitalmente o serviço público estadual. Entre os principais objetivos estão:
Oferecer serviços digitais simples e intuitivos, centralizados em uma única plataforma, com avaliação de satisfação disponível ao usuário;
Ampliar o acesso à informação pública e aos dados abertos governamentais;
Integrar e promover a interoperabilidade entre bases de dados do governo;
Implantar políticas públicas com base em dados, evidências e tecnologias inovadoras, visando a personalização e previsibilidade dos serviços.
Para o deputado Delegado Leonam, a digitalização do governo é uma etapa fundamental para tornar a administração pública mais eficiente e próxima da sociedade. 
"Implementar um Governo Digital é modernizar o Estado por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação, buscando aproximar governo e cidadãos, trazendo eficiência na administração pública para fornecer um melhor serviço, facilitar o acesso à informação, garantir a transparência e fortalecer a participação da sociedade"  afirmou.
Leonam também destacou que o atendimento digital não apenas melhora o acesso aos serviços, mas também otimiza os custos da gestão pública.
"O atendimento digital tem por objetivo dar maior acesso ao serviço público, alcançando de forma geral os cidadãos, bem como dar maior eficiência à máquina pública, pois permite equacionar adequadamente o binômio custo/benefício para se concretizar a eficiência da administração pública", completou o parlamentar.
Na primeira etapa da plataforma Alagoas Inteligente, os cidadãos já podem acessar e solicitar uma série de serviços, como:
Matrícula online para escolas estaduais;
Solicitação de CNH para pessoas de baixa renda;
Emissão de contracheque para inativos e pensionistas;
Registro de boletim de ocorrência online;
Solicitação de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
A expectativa é de que novos serviços sejam integrados progressivamente à plataforma, consolidando o ambiente digital como canal principal de acesso aos serviços estaduais.
Com a criação do Alagoas Inteligente, Alagoas se junta a um movimento nacional de modernização da gestão pública, colocando a tecnologia a serviço da cidadania — e o protagonismo do deputado Delegado Leonam nessa agenda reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência do Estado.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		