Lei de autoria do Delegado Leonam dá origem à plataforma digital com mais de 20 serviços públicos em AL
O sistema faz parte do Programa de Transformação Digital dos Serviços Públicos
O Governo de Alagoas lançou oficialmente nesta semana a plataforma Alagoas Inteligente (AI) — um portal digital que já oferece 25 serviços públicos essenciais de forma online e centralizada. O sistema faz parte do Programa de Transformação Digital dos Serviços Públicos, instituído por meio de lei de autoria do deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil).
A plataforma já está no ar e pode ser acessada pelo endereço https://ai.al.gov.br/, utilizando login via gov.br. A proposta é tornar o serviço público mais acessível, transparente e eficiente, aproximando o cidadão da gestão estadual por meio da tecnologia.
A nova lei, idealizada pelo deputado Leonam, estabelece diretrizes para transformar digitalmente o serviço público estadual. Entre os principais objetivos estão:
Oferecer serviços digitais simples e intuitivos, centralizados em uma única plataforma, com avaliação de satisfação disponível ao usuário;
Ampliar o acesso à informação pública e aos dados abertos governamentais;
Integrar e promover a interoperabilidade entre bases de dados do governo;
Implantar políticas públicas com base em dados, evidências e tecnologias inovadoras, visando a personalização e previsibilidade dos serviços.
Para o deputado Delegado Leonam, a digitalização do governo é uma etapa fundamental para tornar a administração pública mais eficiente e próxima da sociedade.
"Implementar um Governo Digital é modernizar o Estado por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação, buscando aproximar governo e cidadãos, trazendo eficiência na administração pública para fornecer um melhor serviço, facilitar o acesso à informação, garantir a transparência e fortalecer a participação da sociedade" afirmou.
Leonam também destacou que o atendimento digital não apenas melhora o acesso aos serviços, mas também otimiza os custos da gestão pública.
"O atendimento digital tem por objetivo dar maior acesso ao serviço público, alcançando de forma geral os cidadãos, bem como dar maior eficiência à máquina pública, pois permite equacionar adequadamente o binômio custo/benefício para se concretizar a eficiência da administração pública", completou o parlamentar.
Na primeira etapa da plataforma Alagoas Inteligente, os cidadãos já podem acessar e solicitar uma série de serviços, como:
Matrícula online para escolas estaduais;
Solicitação de CNH para pessoas de baixa renda;
Emissão de contracheque para inativos e pensionistas;
Registro de boletim de ocorrência online;
Solicitação de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
A expectativa é de que novos serviços sejam integrados progressivamente à plataforma, consolidando o ambiente digital como canal principal de acesso aos serviços estaduais.
Com a criação do Alagoas Inteligente, Alagoas se junta a um movimento nacional de modernização da gestão pública, colocando a tecnologia a serviço da cidadania — e o protagonismo do deputado Delegado Leonam nessa agenda reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência do Estado.
Veja também
Últimas notícias
PM encontra artefatos durante operação no Sistema Socioeducativo de Alagoas
Prefeitura de Santana firma parceria com PRF para reforçar ações de fiscalização de animais na BR-316
Japaratinga é destaque no Prêmio de Excelência em Gestão Previdenciária
TRE de Alagoas esclarece: não há recadastramento eleitoral obrigatório em Quebrangulo
Lula envia para o Congresso projetos que criam a Unind e UFEsporte
Maceió e Porto Calvo recebem Festival de Coros Vozes de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
