Cibele Moura solicita ampliação de Guia Prático de Atendimento Educacional Especializado para cinco municípios alagoanos
O material orienta docentes a identificar precocemente as necessidades dos alunos
A deputada estadual Cibele Moura apresentou, na Assembleia Legislativa de Alagoas, cinco indicações ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de ampliar a entrega e implementação do Guia Prático de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas da rede pública. Os pedidos contemplam os municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Capela, Chã Preta e Porto Calvo.
O guia foi desenvolvido pela Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, em Maceió, como parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa consolidou-se como uma prática pedagógica inovadora, oferecendo aos professores orientações claras e de fácil aplicação para o atendimento de estudantes com deficiência intelectual e múltipla.
Segundo Cibele, a proposta de expandir o material busca garantir mais condições de aprendizagem e inclusão para alunos da rede pública em todo o estado. “Quando os professores têm acesso a instrumentos de apoio, conseguem ofertar um atendimento mais qualificado, reduzindo barreiras e promovendo o protagonismo estudantil. Nossa intenção é que essa experiência bem-sucedida chegue a mais municípios”, afirmou a parlamentar.
O material orienta docentes a identificar precocemente as necessidades dos alunos, realizar encaminhamentos para serviços de saúde, mobilizar famílias e adotar estratégias inclusivas em sala de aula. Para a deputada, a expansão do guia representa um passo importante para fortalecer a educação inclusiva em Alagoas.
“Estamos falando de uma ferramenta que não apenas auxilia os professores, mas garante efetividade no processo de ensino-aprendizagem e assegura direitos fundamentais previstos na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, ressaltou.
Com as indicações apresentadas, Cibele Moura espera que o governo estadual avalie a possibilidade de ampliar a distribuição do guia, permitindo que as escolas dos cinco municípios também tenham acesso a recursos pedagógicos de qualidade e alinhados com a política nacional de educação inclusiva.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
