Operação da Sefaz mira irregularidades no comércio de materiais de construção em AL
Ação da Receita Estadual fortalece compromisso com a concorrência leal entre empresas
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) realizou, nesta sexta-feira (26), uma operação voltada a garantir a concorrência justa e proteger o mercado no comércio varejista de materiais de construção civil em Maceió e em outras cidades do estado. A ação mobilizou oito equipes de auditores fiscais da Receita Estadual.
A visita às empresas começou pelo setor industrial, incluindo indústrias e revendedoras de argamassa, e se estendeu para outros pontos do varejo.
.jpg)
Os alvos foram definidos a partir de cruzamentos realizados por algoritmos de inteligência artificial, que identificaram indícios de irregularidades nos dados fiscais de alguns contribuintes. “Estamos utilizando tecnologia de ponta para fortalecer a fiscalização e preservar o mercado. Os sistemas nos indicam possíveis inconsistências, e nossas equipes verificam diretamente nas empresas, garantindo que o ambiente comercial continue justo para todos”, destacou o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.
Durante a operação, foram identificados estabelecimentos sem inscrição estadual e com uso de maquininhas de cartão vinculadas a CNPJs inaptos. A coleta de documentos físicos e digitais tem como objetivo quantificar eventuais irregularidades e orientar a responsabilização de quem atua em desconformidade.
A maior parte dos comerciantes alagoanos cumpre suas obrigações e contribui para um mercado equilibrado. A iniciativa visa justamente proteger esses contribuintes, mantendo a integridade do setor e assegurando que todos possam competir em condições justas.
Esta é a primeira de uma série de operações programadas para os próximos dias, com resultados previstos para divulgação na próxima semana. A ação reforça o compromisso do Governo de Alagoas em preservar o mercado, valorizar os bons contribuintes e garantir a concorrência leal.
Últimas notícias
Japaratinga valoriza cultura, identidade e turismo na Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Crânio e ossada humana são encontradosa em ilha do Vergel do Lago
Suspeito de encomendar morte de supervisor do CRB segue preso, determina Justiça
Defesa Civil inicia mapeamento em novas áreas para plano municipal de redução de riscos
Daniel Barbosa garante maior programa de ampliação da educação pública em Arapiraca
Teca Nelma reage à filiação de Maia e Loureiro ao PV: ‘Direita está se infiltrando’
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
