Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz
Nova ferramenta já flagrou 15 veículos irregulares durante blitzes em Maceió e deve ampliar ações de monitoramento em todo o estado
A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) iniciou nesta semana o uso de câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para fiscalizar veículos em tempo real. A tecnologia permite identificar débitos de IPVA, atraso no licenciamento e até veículos roubados, reforçando o combate às irregularidades no trânsito.
De acordo com a Sefaz, os primeiros testes apresentaram 100% de eficácia. O sistema foi utilizado em duas blitzes realizadas na última terça-feira (23) e quinta-feira (25), na Avenida Marília Mendonça e na via Rota do Mar. Durante a operação, 15 veículos em circulação foram flagrados com pendências.
As blitzes contaram com apoio da Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do Batalhão Rodoviário (BPRv), além do Detran-AL, da Companhia Fazendária e da Operação Lei Seca.
O monitoramento é feito por meio de um aplicativo desenvolvido pela Sefaz em parceria com o Detran, que cruza os dados captados pelas câmeras com o banco de informações de veículos. Segundo o órgão, o objetivo é modernizar a fiscalização e reforçar a segurança no trânsito.
Alda Fernandes, gerente de Constituição de Crédito Tributário da Sefaz, destacou os resultados positivos da iniciativa. Já o tenente-coronel Thalvannes Ramos, comandante do BPRv, ressaltou a importância da integração entre os órgãos e classificou o novo sistema como um reforço significativo para a segurança pública em Alagoas.
Últimas notícias
Prefeitura de Campestre tem fornecimento de energia elétrica cortado
Polícia Civil prende suspeito de matar ex-esposa e irmão em Senador Rui Palmeira
Maceió 360 Graus: conheça pontos turísticos de Maceió sem sair de casa
Defesa de Leandro alega “frenesi de sobrevivência” e culpa menor
Vítimas de intoxicação por metanol podem recorrer à justiça, alerta OAB/AL
Polícia Militar define esquema de segurança para aplicação da Prova Nacional Docente
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
