Cidades

Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz

Nova ferramenta já flagrou 15 veículos irregulares durante blitzes em Maceió e deve ampliar ações de monitoramento em todo o estado

Por 7Segundos com Assessoria 29/09/2025 18h06
Sefaz-AL usa câmeras com OCR e identifica veículos com débitos de IPVA em blitz
Câmeras com leitura óptica de placas reforçam blitzes em Maceió com apoio da PM, Detran e Lei Seca - Foto: Reprodução

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) iniciou nesta semana o uso de câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para fiscalizar veículos em tempo real. A tecnologia permite identificar débitos de IPVA, atraso no licenciamento e até veículos roubados, reforçando o combate às irregularidades no trânsito.

De acordo com a Sefaz, os primeiros testes apresentaram 100% de eficácia. O sistema foi utilizado em duas blitzes realizadas na última terça-feira (23) e quinta-feira (25), na Avenida Marília Mendonça e na via Rota do Mar. Durante a operação, 15 veículos em circulação foram flagrados com pendências.

As blitzes contaram com apoio da Polícia Militar de Alagoas, por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do Batalhão Rodoviário (BPRv), além do Detran-AL, da Companhia Fazendária e da Operação Lei Seca.

O monitoramento é feito por meio de um aplicativo desenvolvido pela Sefaz em parceria com o Detran, que cruza os dados captados pelas câmeras com o banco de informações de veículos. Segundo o órgão, o objetivo é modernizar a fiscalização e reforçar a segurança no trânsito.

Alda Fernandes, gerente de Constituição de Crédito Tributário da Sefaz, destacou os resultados positivos da iniciativa. Já o tenente-coronel Thalvannes Ramos, comandante do BPRv, ressaltou a importância da integração entre os órgãos e classificou o novo sistema como um reforço significativo para a segurança pública em Alagoas.