Governo de Alagoas é o que mais avança em transparência pública no país
Estado subiu 13 posições em ranking da Transparência Internacional, ficando entre os seis únicos a obter o nível “Ótimo”
O Governo de Alagoas deu um salto significativo no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), saindo do 19º lugar para a 6ª posição, alcançando a classificação “Ótimo”, a melhor do ranking, o que coloca o Estado entre os melhores do país.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pela Transparência Internacional – Brasil, ONG responsável pela avaliação. O último levantamento aconteceu em 2022. O ranking pode ser acessado neste link.
O resultado reflete um esforço conjunto de todo o Governo de Alagoas, sob a coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE-AL), por meio da Superintendência de Ouvidoria e Transparência e da Superintendência de Correição e Informações Estratégicas.
Segundo nota da ONG encaminhada ao Governo de Alagoas, após a conclusão dos estudos deste ano, Alagoas obteve a nota final de 81.3 pontos (de 0 a 100 possíveis), tornando-o um dos únicos estados do país a se classificar em “Ótimo”. Apenas seis estados alcançaram esta posição.
O ITGP também classifica os estados como “Bom” e “Regular”.

A controladora Sâmara Suruagy conta que a transparência pública é uma das prioridades do Governo Paulo Dantas e comemora o resultado como uma grande conquista.
“Saímos de uma baixa colocação e agora estamos entre os seis melhores do Brasil. Alagoas teve a maior variação, subindo 13 colocações, um resultado muito satisfatório e relevante. Hoje é um dia de muita alegria e realização, principalmente para nós da CGE”, disse a controladora.
Para a superintendente de Ouvidoria e Transparência, Fabrícia Oliveira, o avanço no ranking representa não apenas uma conquista, mas também um incentivo para consolidar uma gestão cada vez mais moderna, ética e transparente.
“Vamos seguir com o compromisso de ampliar mecanismos de transparência, participação social e integridade, garantindo que o cidadão alagoano tenha acesso a informações claras e confiáveis sobre o governo”, disse a superintendente.
Parceria
Segundo a CGE, a nova posição no ranking não teria sido possível sem a colaboração de todo o Governo, em especial pelas parcerias com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Governança, Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e Gabinete Civil.
ITGP
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) avalia o nível de transparência, governança, controle e participação social dos entes federativos. A avaliação tem como objetivo promover melhorias na transparência e na governança pública, estimulando a participação dos entes avaliados.
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quase um quilômetro de redes de pesca irregular na Lagoa Mundaú
JHC entrega Gigantinhos da Levada e reforça legado para a educação de Maceió
Duas mulheres ficam feridas após caírem de moto no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Prefeito Theobaldo Cintra celebra inauguração de pavimentação em Major Izidoro
Mais de 28kg de maconha são apreendidos durante abordagem na BR-104, em Rio Largo
JHC anuncia entrega de 152 novos geladões para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
