Governo de Alagoas é o que mais avança em transparência pública no país
Estado subiu 13 posições em ranking da Transparência Internacional, ficando entre os seis únicos a obter o nível “Ótimo”

O Governo de Alagoas deu um salto significativo no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), saindo do 19º lugar para a 6ª posição, alcançando a classificação “Ótimo”, a melhor do ranking, o que coloca o Estado entre os melhores do país.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pela Transparência Internacional – Brasil, ONG responsável pela avaliação. O último levantamento aconteceu em 2022. O ranking pode ser acessado neste link.
O resultado reflete um esforço conjunto de todo o Governo de Alagoas, sob a coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE-AL), por meio da Superintendência de Ouvidoria e Transparência e da Superintendência de Correição e Informações Estratégicas.
Segundo nota da ONG encaminhada ao Governo de Alagoas, após a conclusão dos estudos deste ano, Alagoas obteve a nota final de 81.3 pontos (de 0 a 100 possíveis), tornando-o um dos únicos estados do país a se classificar em “Ótimo”. Apenas seis estados alcançaram esta posição.
O ITGP também classifica os estados como “Bom” e “Regular”.

A controladora Sâmara Suruagy conta que a transparência pública é uma das prioridades do Governo Paulo Dantas e comemora o resultado como uma grande conquista.
“Saímos de uma baixa colocação e agora estamos entre os seis melhores do Brasil. Alagoas teve a maior variação, subindo 13 colocações, um resultado muito satisfatório e relevante. Hoje é um dia de muita alegria e realização, principalmente para nós da CGE”, disse a controladora.
Para a superintendente de Ouvidoria e Transparência, Fabrícia Oliveira, o avanço no ranking representa não apenas uma conquista, mas também um incentivo para consolidar uma gestão cada vez mais moderna, ética e transparente.
“Vamos seguir com o compromisso de ampliar mecanismos de transparência, participação social e integridade, garantindo que o cidadão alagoano tenha acesso a informações claras e confiáveis sobre o governo”, disse a superintendente.
Parceria
Segundo a CGE, a nova posição no ranking não teria sido possível sem a colaboração de todo o Governo, em especial pelas parcerias com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Governança, Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e Gabinete Civil.
ITGP
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) avalia o nível de transparência, governança, controle e participação social dos entes federativos. A avaliação tem como objetivo promover melhorias na transparência e na governança pública, estimulando a participação dos entes avaliados.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
