Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação
O Ministério da Saúde fez a aquisição de 2.500 tratamentos de Fomepizol, outro antídoto usado em casos de intoxicação por metanol
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou, na manhã deste sábado (4/10), que o governo federal firmou a aquisição de um outro antídoto para tratar intoxicação por metanol. Foram comprados 2.500 tratamentos de Fomepizol.
“Quero informar aqui que o Ministério da Saúde já fez a aquisição de 2.500 tratamentos do Fomepizol junto ao primeiro produtor internacional, empresa do Japão”, declarou Padilha em entrevista coletiva em Teresina, no Piauí.
As negociações foram intermediadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Os medicamentos devem chegar ao Brasil ao longo da próxima semana, segundo o ministro.
Dois antídotos usados contra metanol
Com essa compra, o Brasil terá dois antídotos usados no tratamento de intoxicação por metanol: o etanol farmacêutico e o Fomepizol. Mais cedo, Padilha adiantou que o governo adquiriu mais 12 mil ampolas do etanol farmacêutico.
“O Ministério da Saúde já tinha adquirido 4.300 ampolas do etanol farmacêutico para ter um estoque estratégico para os hospitais universitários. Nós adquirimos mais 12 mil ampolas no laboratório nacional”, disse ele.
Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) repassou aos estados e municípios a lista com as 609 farmácias de manipulação no Brasil que têm capacidade de fabricar o antídoto do metanol.
Brasil tem 127 casos suspeitos de metanol
O Ministério da Saúde informou que o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol subiu para 127. “Não teve aumento de confirmação laboratorial. O que teve foi o aumento de suspeita clínica”, disse Padilha.
Do total de casos, 11 foram confirmados em laboratório, de acordo com o ministro. Até o momento, 12 estados notificaram o Ministério da Saúde de pelo menos um caso suspeito de intoxicação por metanol.
Últimas notícias
Funcionário é preso suspeito de desviar mais de R$ 22 mil em vendas em Maceió
Homem é preso com maconha e crack escondidos no telhado de casa em Arapiraca
PRF prende homem com carro roubado e sinais adulterados em Maceió
Homem foge por ruas de Arapiraca e acaba detido com 2 g de maconha em Arapiraca
Homem é preso com arma de fogo dentro de casa em Rio Largo
Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante operação em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
