Detran Alagoas orienta como evitar possíveis golpes na compra de veículos usados
Verificação técnica de originalidade e também checagem da documentação são essenciais antes de fechar a compra

Ao comprar um veículo usado, o consumidor deve ter atenção e cuidado para evitar golpes. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) orienta que é fundamental checar a procedência do veículo antes de concluir qualquer negociação. Para isso, os usuários precisam verificar os dados referentes à documentação, assim como as informações sobre possíveis adulterações no chassi, motor, câmbio e placa do veículo.
O comprador precisa observar se todas as informações documentais do veículo estão compatíveis com os dados disponibilizados no site do Detran. É necessário verificar se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV) estão em ordem e se não há débitos pendentes, como IPVA ou multas.
A consulta pode ser realizada no site do Detran (https://www.detran.al.gov.br/veiculos/consulta-veiculo/menu_lateral) ou diretamente em um dos postos de atendimento do órgão. A inspeção pode ser ainda mais minuciosa com a realização da vistoria. O procedimento é feito por técnicos do Detran e pode ser agendado diretamente pelo site do órgão (https://www.detran.al.gov.br/veiculos/agendamento-vistoria/).
Após a análise, é emitido um laudo que informa se o veículo está ou não dentro dos padrões legais de identificação, com base no cruzamento de dados com o sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). “Após a vistoria, é emitido um laudo. Esse procedimento é fundamental para quem pretende comprar um veículo usado. O laudo oferece segurança e ajuda o comprador a evitar problemas no futuro. É importante lembrar que essa verificação não substitui uma avaliação mecânica, e é preciso que o usuário leve o veículo a um mecânico de confiança para verificar o estado de conservação antes de fechar a compra”, afirmou
Francisco Messias, subchefe de Renavam do Detran/AL. Caso alguma irregularidade seja detectada, o veículo é retido e encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para investigação. Em Maceió, o serviço de verificação técnica é feito na sede do Detran (localizada na Avenida Menino Marcelo, nº 99) e nos SACs Miramar ou Maceió Shopping (Antigo Shopping Iguatemi). No interior do estado, a vistoria está disponível nas unidades das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
Últimas notícias
Projeto relatado por Arthur Lira também assegura isenção total no Imposto de Renda para aposentados e pensionistas que ganham até R$ 5 mil

Gás do Povo começa a entregar vale para retirar botijão em novembro; veja quem tem direito

Influencer surpreende fãs ao revelar já ter ido para a cama com mais de 1.800 homens

Casal é condenado por 'se beijar excessivamente' a bordo de avião

Lula participa de videoconferência com Trump

'Tatuagem' nos dentes vira moda entre jovens na China
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
