Geral

Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados

O Conselho é composto por 11 integrantes de diferentes regiões do país

Por 7segundos com assessoria 09/10/2025 12h12
Clayton Santos toma posse no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados
Jornalista e professor Clayton Santos - Foto: Assessoria

O jornalista, consultor em comunicação e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Clayton Santos, tomou posse nesta quarta-feira (8) em uma das quatro vagas destinadas à sociedade civil no Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados, em Brasília. A nomeação reconhece sua trajetória de mais de duas décadas dedicadas à comunicação pública, institucional e acadêmica, inserindo-o em um dos espaços mais estratégicos do debate sobre transparência, pluralidade e fortalecimento da comunicação pública no Brasil.

O Conselho é composto por 11 integrantes de diferentes regiões do país, entre representantes do Parlamento e da sociedade civil. Entre suas atribuições estão propor e avaliar políticas de comunicação da Câmara, opinar sobre a linha editorial e a programação dos veículos institucionais, além de zelar pela diversidade de opiniões e pela pluralidade partidária nas ações de comunicação do Poder Legislativo. Também cabe ao colegiado propor medidas que ampliem e tornem mais inclusivas as iniciativas comunicacionais da Câmara e do Congresso Nacional.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo deputado federal Cleber Verde (MDB-MA), presidente do Conselho. O colegiado conta ainda com a presença do secretário de Comunicação da Câmara, deputado Marx Beltrão (PP-AL), entre outros parlamentares. Durante a reunião, foram debatidas pautas estratégicas, como a implantação da TV Câmara 3.0, voltada à modernização tecnológica e à ampliação do acesso da população às atividades legislativas.

Em seu pronunciamento inaugural, Clayton Santos agradeceu a indicação ao Conselho e destacou a importância de fortalecer o papel da comunicação pública como instrumento de cidadania, inclusão e democracia.

“Vivemos um tempo em que a informação é um ativo social e político crucial. A comunicação pública precisa ser instrumento de credibilidade, diversidade e diálogo. Especialmente no caso deste Conselho, a comunicação deve ser privilegiada como elo entre o Parlamento e a sociedade. Nesta ocasião, agradeço ao deputado Marx Beltrão pela confiança e pela indicação do meu nome a este Conselho, que passo a integrar com a determinação de contribuir para uma Câmara dos Deputados e para um Congresso Nacional comprometidos com o Brasil, sua sociedade, sua cultura e seu desenvolvimento”, afirmou.

Trajetória consolidada na comunicação, na gestão pública e na docência

Doutorando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Clayton Santos é doutor e mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde também se especializou em Docência para o Ensino Superior.

Com ampla atuação nas áreas de comunicação institucional, política e educacional, foi pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc) da Ufal na gestão do reitor Josealdo Tonholo, assessor técnico (Asteg) da reitora emérita Ana Dayse Rezende Dórea e integrante da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI). Como secretário municipal de Comunicação de Maceió (2013–2018), liderou a modernização da política de comunicação pública da capital alagoana, ampliando canais de diálogo e fortalecendo a imagem institucional do município. Foi também o primeiro presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió.

No setor privado, atuou em São Paulo como gerente de atendimento da CDN Comunicação – The PR Power House (do grupo Omnicom), uma das maiores agências de comunicação corporativa e relacionamento institucional do país, com foco em relações com a mídia, posicionamento institucional e relações governamentais de grandes empresas e entidades.

Atualmente, é professor (cedido) do curso de Jornalismo da Ufal, repórter (cedido) da TVE/AL (Instituto Zumbi dos Palmares) e Secretário Parlamentar no gabinete do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados. Reconhecido por sua atuação técnica, ética e compromisso com o serviço público, Clayton Santos reúne experiência acadêmica, institucional e executiva que o credencia a contribuir de forma qualificada para o fortalecimento da comunicação pública e legislativa no país.

“Assumir essa função é, ao mesmo tempo, uma honra e uma responsabilidade. A Câmara dos Deputados é uma das instituições mais relevantes da democracia brasileira, e poder participar da construção de suas políticas de comunicação é um desafio que recebo com entusiasmo e senso de dever público”, concluiu.