Senador alagoano deve entregar relatório da MP contra tarifaço de Trump nesta terça (14)
Fernando Farias defende que o plano do governo federal beneficie pequenas empresas
O senador alagoano Fernando Farias (MDB), relator da Medida Provisória (MP) do Plano Brasil Soberano, deve apresentar seu parecer nesta terça-feira (14) durante reunião da comissão mista que analisa o texto.
O Plano Brasil Soberano apresenta respostas ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump. Dentre as medidas está a linha de crédito no valor de R$30 bilhões para exportadores, a mudança nas regras e do seguro de crédito à exportação e em fundos garantidores, prorrogação de suspensão de tributos e compras governamentais de gêneros alimentícios que deixaram de ser exportados.
O Senado Federal realizou três audiências públicas ao longo da última semana para embasar o relatório que será apresentado pelo senador alagoano. Foram ouvidos representantes dos estados e dos setores de agricultura, indústria, serviços e portos, além de especialistas em tributação.
Fernando Farias afirmou que a medida provisória destina valores para giro emergencial, investimento de capital de giro e giro de diversificação, que atendem às pequenas empresas. Além disso, ele apontou a necessidade de que estados socorram as empresas de forma mais imediata, até que elas possam formar novas cadeias, com medidas como postergação de tributos como o ICMS.
O plano do governo federal possui três eixos de atuação, sendo o primeiro as medidas de socorro que estão previstas na MP, o segundo é referente à proteção ao trabalhador e o terceiro trata sobre a diplomacia comercial.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
