Senador alagoano deve entregar relatório da MP contra tarifaço de Trump nesta terça (14)
Fernando Farias defende que o plano do governo federal beneficie pequenas empresas
O senador alagoano Fernando Farias (MDB), relator da Medida Provisória (MP) do Plano Brasil Soberano, deve apresentar seu parecer nesta terça-feira (14) durante reunião da comissão mista que analisa o texto.
O Plano Brasil Soberano apresenta respostas ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump. Dentre as medidas está a linha de crédito no valor de R$30 bilhões para exportadores, a mudança nas regras e do seguro de crédito à exportação e em fundos garantidores, prorrogação de suspensão de tributos e compras governamentais de gêneros alimentícios que deixaram de ser exportados.
O Senado Federal realizou três audiências públicas ao longo da última semana para embasar o relatório que será apresentado pelo senador alagoano. Foram ouvidos representantes dos estados e dos setores de agricultura, indústria, serviços e portos, além de especialistas em tributação.
Fernando Farias afirmou que a medida provisória destina valores para giro emergencial, investimento de capital de giro e giro de diversificação, que atendem às pequenas empresas. Além disso, ele apontou a necessidade de que estados socorram as empresas de forma mais imediata, até que elas possam formar novas cadeias, com medidas como postergação de tributos como o ICMS.
O plano do governo federal possui três eixos de atuação, sendo o primeiro as medidas de socorro que estão previstas na MP, o segundo é referente à proteção ao trabalhador e o terceiro trata sobre a diplomacia comercial.
Últimas notícias
Ataque de Renan Filho a Teotônio Vilela mira crescimento do PSDB
Em tom de campanha, Renan Filho oficializa pré-candidatura com críticas a Téo Vilela
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
[Vídeo] Cachorros impedem corredor de finalizar percurso e momento viraliza
Jovem é assassinado e mais dois sofrem tentativa de homicídio após confusão em Jundiá
Ratinho vira réu da Justiça Eleitoral após ataques à deputada
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
