Desenvolvimento

[Vídeo] Paulo Dantas visita obras da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios

Visita aconteceu na manhã desta terça-feira (21)

Por 7Segundos 21/10/2025 15h03 - Atualizado em 21/10/2025 17h05
[Vídeo] Paulo Dantas visita obras da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios
Futura instalação da Embrapa Alimentos e Territórios - Foto: Reprodução/Vídeo

O governador Paulo Dantas visitou, nesta terça-feira (21), as obras da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios, localizada no povoado Saúde, em Ipioca, litoral norte de Maceió. O espaço histórico, que abrigava desde 1924 a antiga Fábrica de Tecidos Norte Alagoas, está sendo transformado em um moderno centro de pesquisa agropecuária, sem deixar de lado a valorização da cultura e da memória local.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma instituição pública de referência nacional na geração de conhecimento, tecnologias e soluções voltadas para o fortalecimento da agricultura e da produção de alimentos no país. Em Alagoas, o novo centro deve se tornar um polo de inovação e desenvolvimento voltado, principalmente, para a agricultura familiar — base econômica de muitas comunidades do estado.

De acordo com o governador, o projeto é um marco para o desenvolvimento científico e tecnológico de Alagoas. “Aqui nós vamos ter um centro de pesquisa arrojado e inovador, que vai contar com aproximadamente 150 servidores, sendo 50 pesquisadores. Só na obra, mais de 200 pessoas já estão empregadas”, destacou Paulo Dantas.

O terreno, com 16 hectares, foi doado pelo Governo de Alagoas. A obra conta com recursos de emendas parlamentares e do Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A nova sede está com 85% da obra executada e deve ser entregue em dezembro de 2025.

Segundo o chefe da unidade da Embrapa em Alagoas, João Flávio, a nova estrutura vai muito além dos laboratórios de pesquisa. “Será um centro diferenciado, com um novo olhar sobre a agricultura, que também envolve turismo, gastronomia e inovação. Vamos receber mais 30 servidores aprovados em concurso público, ampliando nossa equipe e fortalecendo as ações no estado”, explicou.

Além dos laboratórios, o espaço contará com áreas voltadas à inovação, à gastronomia e à realização de exposições culturais, reforçando a integração entre ciência, arte e identidade local. A expectativa é que o novo centro da Embrapa em Alagoas se torne uma referência nacional em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade aplicadas à agricultura familiar.

Vídeo: