[Vídeo] Paulo Dantas visita obras da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios
Visita aconteceu na manhã desta terça-feira (21)
O governador Paulo Dantas visitou, nesta terça-feira (21), as obras da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios, localizada no povoado Saúde, em Ipioca, litoral norte de Maceió. O espaço histórico, que abrigava desde 1924 a antiga Fábrica de Tecidos Norte Alagoas, está sendo transformado em um moderno centro de pesquisa agropecuária, sem deixar de lado a valorização da cultura e da memória local.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é uma instituição pública de referência nacional na geração de conhecimento, tecnologias e soluções voltadas para o fortalecimento da agricultura e da produção de alimentos no país. Em Alagoas, o novo centro deve se tornar um polo de inovação e desenvolvimento voltado, principalmente, para a agricultura familiar — base econômica de muitas comunidades do estado.
De acordo com o governador, o projeto é um marco para o desenvolvimento científico e tecnológico de Alagoas. “Aqui nós vamos ter um centro de pesquisa arrojado e inovador, que vai contar com aproximadamente 150 servidores, sendo 50 pesquisadores. Só na obra, mais de 200 pessoas já estão empregadas”, destacou Paulo Dantas.
O terreno, com 16 hectares, foi doado pelo Governo de Alagoas. A obra conta com recursos de emendas parlamentares e do Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A nova sede está com 85% da obra executada e deve ser entregue em dezembro de 2025.
Segundo o chefe da unidade da Embrapa em Alagoas, João Flávio, a nova estrutura vai muito além dos laboratórios de pesquisa. “Será um centro diferenciado, com um novo olhar sobre a agricultura, que também envolve turismo, gastronomia e inovação. Vamos receber mais 30 servidores aprovados em concurso público, ampliando nossa equipe e fortalecendo as ações no estado”, explicou.
Além dos laboratórios, o espaço contará com áreas voltadas à inovação, à gastronomia e à realização de exposições culturais, reforçando a integração entre ciência, arte e identidade local. A expectativa é que o novo centro da Embrapa em Alagoas se torne uma referência nacional em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade aplicadas à agricultura familiar.
Vídeo:
Últimas notícias
Homem é preso por agredir a esposa no município de Estrela de Alagoas
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
