Cemitérios de Maceió terão ação de combate ao trabalho infantil, neste fim de semana
Ação acontece das 8h às 15h, na véspera e no Dia de Finados, nos Cemitérios de São José e da Piedade; objetivo é conscientizar a população e prevenir a exploração do trabalho infantil
Durante o Dia de Finados, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil aumenta bastante. Em virtude disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar(Semdes) estará nos Cemitérios São José e Nossa Senhora da Piedade, na parte baixa da cidade, neste sábado(1°) e domingo(2), para conscientizar a população.
A ação tem o objetivo de sensibilizar à população sobre a importância de prevenir e combater a exploração da mão de obra infantil com ênfase no Dia de Finados, já que a data movimenta a venda de produtos nos arredores e dentro dos cemitérios, e limpeza de túmulos.
Na manhã desta sexta-feira (31) , a equipe do Serviço de Abordagem Social(Seas) visitou os Cemitérios da Piedade e São José, mas não encontrou nenhuma criança ou adolescente em situação de trabalho infantil.

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, durante esses dois que são os dias de maior movimentação nos cemitérios, terão atividades das equipes da Semdes, das 8h às 15h. “As equipes ficarão na entrada dos cemitérios, também fazendo rondas e identificando situações que envolvam crianças e adolescentes em atividades de risco”, explicou.
Os casos identificados serão encaminhados para os serviços socioassistenciais como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para rede pública de proteção como Saúde e Educação.
Trabalho Infantil nos Cemitérios
O decreto n°6481 de junho de 2008, diz que o trabalho nos cemitérios é considerado uma das piores de trabalho infantil. O item 71 destaca que em cemitérios crianças e adolescentes estão expostas a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos, riscos de acidentes e estresse psíquico.
Últimas notícias
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Legendário candidato ao BBB 26 fez propaganda de motel com Patixa Teló
Ladrão mete o caô ao tentar invadir casa de sargento: “Eu moro aqui”
[Vídeo] Pescador filma jacaré gigante nadando tranquilo em rio: “De estimação”
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
