Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Engenheiro eletricista do órgão dá dicas de cuidados com a rede residencial
Uma das ocorrências que a Defesa Civil de Maceió mais atua no período de tempo seco é a de incêndio. Em auxílio ao Corpo de Bombeiros, os agentes do órgão realizam o trabalho de isolamento do local e evacuação da área, quando é necessário.
Chama a atenção do engenheiro eletricista do órgão, Flávio Lira, o que pode ocasionar esses incêndios. Um curto-circuito na rede elétrica por falta de manutenção adequada pode ser uma dessas causas.
Por isso, o engenheiro eletricista alerta a população sobre a importância da manutenção preventiva nas instalações elétricas residenciais, medida essencial para evitar acidentes e preservar vidas.
“A recomendação é contratar, periodicamente, profissionais qualificados para revisar a fiação, tomadas e o quadro de energia, evitando o desgaste dos componentes e o risco de curto-circuito”, expõe o colaborador.
O profissional também destaca que o uso inadequado de extensões e adaptadores deve ser evitado e reforça que a opção mais segura é utilizar as chamadas ‘réguas’ com proteção ou filtros de linha, que possuem fusíveis e limitadores de carga. E em casos de princípio de incêndio elétrico, o procedimento correto é desligar o quadro de energia — apenas se estiver em local seguro — e utilizar o extintor adequado, do tipo CO₂ ou classe C, e jamais usar água.
“A manutenção preventiva e o uso consciente da eletricidade protegem vidas e asseguram o bom funcionamento da residência. Cuidar da rede elétrica é cuidar da segurança de todos”, explica.
A Defesa Civil de Maceió reforça que segue atuando com foco na prevenção de riscos e na conscientização da população. Em caso de ocorrências, o contato pode ser feito pelo número 199, com atendimento 24 horas.
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
