Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Engenheiro eletricista do órgão dá dicas de cuidados com a rede residencial
Uma das ocorrências que a Defesa Civil de Maceió mais atua no período de tempo seco é a de incêndio. Em auxílio ao Corpo de Bombeiros, os agentes do órgão realizam o trabalho de isolamento do local e evacuação da área, quando é necessário.
Chama a atenção do engenheiro eletricista do órgão, Flávio Lira, o que pode ocasionar esses incêndios. Um curto-circuito na rede elétrica por falta de manutenção adequada pode ser uma dessas causas.
Por isso, o engenheiro eletricista alerta a população sobre a importância da manutenção preventiva nas instalações elétricas residenciais, medida essencial para evitar acidentes e preservar vidas.
“A recomendação é contratar, periodicamente, profissionais qualificados para revisar a fiação, tomadas e o quadro de energia, evitando o desgaste dos componentes e o risco de curto-circuito”, expõe o colaborador.
O profissional também destaca que o uso inadequado de extensões e adaptadores deve ser evitado e reforça que a opção mais segura é utilizar as chamadas ‘réguas’ com proteção ou filtros de linha, que possuem fusíveis e limitadores de carga. E em casos de princípio de incêndio elétrico, o procedimento correto é desligar o quadro de energia — apenas se estiver em local seguro — e utilizar o extintor adequado, do tipo CO₂ ou classe C, e jamais usar água.
“A manutenção preventiva e o uso consciente da eletricidade protegem vidas e asseguram o bom funcionamento da residência. Cuidar da rede elétrica é cuidar da segurança de todos”, explica.
A Defesa Civil de Maceió reforça que segue atuando com foco na prevenção de riscos e na conscientização da população. Em caso de ocorrências, o contato pode ser feito pelo número 199, com atendimento 24 horas.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
