Política

Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió

IPREV mantém contato com o Banco Central para acompanhar o processo de devolução dos valores investidos

Por Felipe Ferreira 19/11/2025 11h11 - Atualizado em 19/11/2025 11h11
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Instituto de Previdência de Maceió (IPREV) - Foto: Iprev

A Prefeitura de Maceió garantiu, por meio de nota à imprensa, que o pagamento de aposentados e pensionistas está garantido mesmo com a liquidação do Banco Master. O processo de liquidação da instituição financeira foi anunciado pelo Banco Central nessa terça-feira (18).

Segundo o Maceió Previdência, a folha de novembro será quitada em 27 deste mês, enquanto a folha de dezembro e o décimo terceiro serão pagos em 19 de dezembro.

Com um patrimônio recorde de R$1,4 bilhão, o Maceió Previdência garante certa tranquilidade para os aposentados já que deste montante menos de 10% foram aplicados no Banco Master.

O investimento aconteceu, segundo a nota, quando a instituição financeira tinha autorização dos órgãos reguladores e grau de investimento emitido por agência de risco.

Agora a Prefeitura de Maceió acompanha o processo de liquidação e mantém contato com o Banco Central a fim de atualizações sobre a devolução dos investimentos.

Dono do Banco Master foi preso


A Polícia Federal prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em uma operação deflagrada na manhã dessa terça-feira (18). Ele foi preso na noite de segunda-feira (17), por volta das 22h no Aeroporto de Internacional de Guarulhos, quando viajaria para Dubai para fechar negócios.

A Operação Compliance Zero combate a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional. Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.