EUA alertam empresas aéreas para perigo de sobrevoar a Venezuela
EUA emitem alerta para riscos no espaço aéreo da Venezuela após aumento da atividade militar e ofensiva norte-americana na região
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu um alerta de segurança, nesta sexta-feira (21), recomendando que empresas aéreas e operadores norte-americanos redobrem a cautela ao voar sobre a Região de Informações de Voo de Maiquetía (SVZM), que cobre grande parte do espaço aéreo da Venezuela. O aviso cita o “aperfeiçoamento da situação de segurança” no país e o aumento da atividade militar na região.
De acordo com o alerta, as ameaças podem atingir aeronaves em todas as altitudes, tanto em sobrevoos quanto nas fases de chegada e partida, além de operações próximas ao solo.
O comunicado também reforça que aeroportos e aeronaves em solo venezuelano podem estar expostos. Voos planejados devem ser comunicados à agência federal com pelo menos 72 horas de antecedência.
O alerta vale de 21 de novembro de 2025 até 19 de fevereiro de 2026.
O anúncio da FAA ocorre uma série de episódios que elevaram a tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Entre eles, o posicionamento do maior porta-aviões da marinha norte-americana, acompanhado por ao menos oito navios de guerra e caças F-35.
Em agosto, o presidente Donald Trump ordenou uma ofensiva militar dos EUA na América Latina. Desde então, 21 ataques foram registrados contra barcos que transitavam por águas caribenhas e também no Oceano Pacífico, resultando na morte de mais de 80 pessoas.
O Departamento de Guerra afirma que os mortos eram “narcoterroristas” envolvidos no transporte de drogas com destino aos Estados Unidos para “envenenar” a população norte-americana.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
