Professora da rede municipal descobre caminho para vencer a depressão com a escrita
Obra “Assoalho” levou mais de uma década para ser escrita
A 11ª Bienal do Livro foi repleta de conhecimento e descobertas de talentos no estande da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Professora da rede pública de ensino de Maceió há mais de 30 anos e diretora da Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara, Eudymar Floriano, ou Dhyym Florez, como assina suas obras, é um desses talentos. Durante o evento, ela lançou o livro “Assoalho: versos de amor e dor sobre a autoestima e o despertar", obra autobiográfica marcada por profundidade emocional, ancestralidade e renascimentos possíveis.
Escrito ao longo de mais de uma década, "Assoalho" nasceu de um momento delicado e doloroso da vida da autora. Dhyym conta que o processo começou em 2014, durante sua travessia pela depressão — um ciclo que a acompanha desde a infância. Na escrita, encontrou não apenas refúgio, mas a possibilidade de se ouvir, de se reconstruir e de transformar fragilidade em força.
“Eu precisei atravessar um pântano, um longo deserto, para percorrer caminhos de cura. Assoalho nasceu como um processo de autodescoberta, de amor próprio, de entender minhas dores e transformá-las. Hoje, percebo que a depressão a gente não combate; a gente aprende a conviver com ela através da resiliência”, afirma.
Realizar o lançamento da obra na Bienal, especialmente no estande da Semed, representou mais que um marco profissional: foi uma celebração da sua trajetória como educadora e da força de sua ancestralidade.
“Essa obra não é apenas minha; carrega as vozes e as histórias das mulheres da minha família e da minha comunidade. Lançar esse livro na Bienal, no estande da Semed, é realizar um sonho e dar visibilidade a essas vozes femininas que tantas vezes foram silenciadas”, conta.

Mais do que autora, Dhyym Florez é uma referência poderosa dentro da rede municipal: uma gestora que transforma sua própria história em arte e gesto inspirador, mostrando que a educação também floresce quando reconhece e celebra os seus.
Últimas notícias
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Saúde de Maceió realiza bloqueio vacinal contra a meningite C neste sábado (31)
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Advogada conhecida por defender mulheres entra no caso da jovem estuprada em Coité do Nóia: ‘vamos brigar’
Uneal informa sobre procedimentos para pré-matrícula dos candidatos do Sisu 2026
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
