Cibele Moura cobra urgência em PL que garante retorno automático para pacientes autistas e com TDAH
A deputada comparou a realidade da rede pública com o funcionamento da saúde privada, na qual o retorno é automaticamente agendado
Em pronunciamento nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Alagoas, a deputada estadual Cibele Moura solicitou ao Parlamento celeridade na tramitação do Projeto de Lei 1656/2025, de sua autoria, que garante o retorno automático, para pacientes com diagnóstico de autismo ou TDAH, após consultas com neurologistas, psicólogos e psiquiatras na rede pública.
Segundo Cibele, o objetivo é assegurar a continuidade do tratamento dessas pessoas, reduzindo barreiras que hoje dificultam o acompanhamento adequado. Ela enfatizou que, além de já ser complicado conseguir a primeira consulta com especialistas, muitas famílias enfrentam um novo desafio ao tentar marcar o retorno, etapa essencial no processo terapêutico.
A deputada comparou a realidade da rede pública com o funcionamento da saúde privada, na qual o retorno é automaticamente agendado ainda no consultório, garantindo organização e previsibilidade para o paciente.
“A gente precisa trazer o que funciona no plano de saúde, o que funciona no particular, para a vida da população que mais precisa. As mães atípicas, as crianças, jovens e adultos com autismo e com TDAH merecem e precisam ter a continuidade do tratamento”, falou, reforçando a necessidade da regularidade do atendimento para manter um tratamento eficaz.
Para ela, a marcação automática do retorno representa não apenas um ato de cuidado, mas também uma medida que contribuirá para organizar e tornar mais ágeis as filas, ampliando a capacidade de atendimento da rede pública.
Ao encerrar sua fala, Cibele Moura voltou a solicitar celeridade na tramitação do projeto, destacando que as famílias neurodivergentes de Alagoas têm urgência e necessitam de uma política pública que assegure atendimento de qualidade.
Últimas notícias
Três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro: a trama contra a democracia
Anvisa identifica risco e retira de circulação molho de tomate com pedaços de vidro
Escola de idiomas é alvo de arrombamento e tem televisões furtadas na Jatiúca
Suspeito de homicídio qualificado em Cajueiro é preso durante ação da Polícia Civil
Adolescente é apreendido após vítima reconhecer celular roubado pela foto na tela em Maceió
Promoção vira dor de cabeça: jornalista alagoano compra PS5 e recebe saco de cuscuz
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
