Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Equipe estava em policiamento viário quando executou a abordagem
Um veículo com alteração na descarga foi abordado por agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na noite da última sexta-feira (28), no bairro Ponta Verde. A modificação no equipamento resulta em barulho excessivo que, consequentemente, provoca transtorno para pessoas com espectro autista, idosos, recém-nascidos e animais domésticos.
A equipe estava em fiscalização viária pela Avenida Sandoval Arroxelas, quando o automóvel foi visto. Ao observar o veículo, foi constatado que apresentava barulho excessivo e o condutor recebeu voz de parada. Durante a vistoria, foi percebida a falta do dispositivo silenciador.
O motorista foi autuado pelo Artigo 230, inciso XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A infração é grave e tem como penalidade multa de R$ 195,23 e menos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção do veículo para a regularização.
Poluição sonora
A prática da descarga livre é um problema que causa muito transtorno pra quem está no período de repouso, principalmente o noturno.
"Idosos, recém-nascidos, pessoas com espectro autista, além de animais domésticos, todos ficam bastante incomodados com o barulho de um veículo com escapamento alterado. Isso pode causar mudanças no comportamento e até trazer complicações para esses grupos", explicou o agente de trânsito Lucas Castro.
E completou: "Para coibir essa prática temos a operação Ruído Zero e também atuamos como hoje, em rondas. Daí, ao constatarmos a irregularidade, realizamos a abordagem".
Além do barulho excessivo, veículos com descarga livre podem emitir gases tóxicos acima dos limites permitidos. A instalação de escapamentos esportivos pode ser permitida, desde que não ultrapasse os limites de emissão de ruído e seja certificada pelo Inmetro.
Últimas notícias
Homem de Porto Real do Colégio morre em confronto com a polícia em Sergipe
Inteligência Artificial na saúde será destaque em simpósio em Maceió
Após resultado das eleições, Governo de AL exonera mais de 100 comissionados
Marqueteiro de JHC revela estratégia para derrotar os Calheiros em Alagoas
Justiça condena Soraya Thronicke a indenizar Alfredo Gaspar por Fake News
Vila das Crianças encanta o público com luzes e brinquedos acessíveis
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
