Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Equipe estava em policiamento viário quando executou a abordagem
Um veículo com alteração na descarga foi abordado por agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na noite da última sexta-feira (28), no bairro Ponta Verde. A modificação no equipamento resulta em barulho excessivo que, consequentemente, provoca transtorno para pessoas com espectro autista, idosos, recém-nascidos e animais domésticos.
A equipe estava em fiscalização viária pela Avenida Sandoval Arroxelas, quando o automóvel foi visto. Ao observar o veículo, foi constatado que apresentava barulho excessivo e o condutor recebeu voz de parada. Durante a vistoria, foi percebida a falta do dispositivo silenciador.
O motorista foi autuado pelo Artigo 230, inciso XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A infração é grave e tem como penalidade multa de R$ 195,23 e menos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da retenção do veículo para a regularização.
Poluição sonora
A prática da descarga livre é um problema que causa muito transtorno pra quem está no período de repouso, principalmente o noturno.
"Idosos, recém-nascidos, pessoas com espectro autista, além de animais domésticos, todos ficam bastante incomodados com o barulho de um veículo com escapamento alterado. Isso pode causar mudanças no comportamento e até trazer complicações para esses grupos", explicou o agente de trânsito Lucas Castro.
E completou: "Para coibir essa prática temos a operação Ruído Zero e também atuamos como hoje, em rondas. Daí, ao constatarmos a irregularidade, realizamos a abordagem".
Além do barulho excessivo, veículos com descarga livre podem emitir gases tóxicos acima dos limites permitidos. A instalação de escapamentos esportivos pode ser permitida, desde que não ultrapasse os limites de emissão de ruído e seja certificada pelo Inmetro.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
