Presidente da AMA participa de cerimônia histórica do programa CNH do Brasil
Presidente da AMA participa de cerimônia histórica do programa CNH do Brasil
O prefeito Marcelo Beltrão ,presidente da AMA , representou os municípios de Alagoas na solenidade de lançamento do programa CNH do Brasil, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do presidente Lula e do ministro dos Transportes Renan Filho.
A presença de Marcelo Beltrão simboliza o apoio do municipalismo à nova política nacional de habilitação.
O programa CNH do Brasil representa uma reformulação ampla do processo de obtenção da carteira de habilitação no país, com o objetivo de torná-lo mais acessível, barato e flexível.
Para o presidente da AMA, a dimensão social é a verdadeira democratização do acesso a um dos documentos mais importantes para o trabalhador ao permitir que pessoas de baixa renda ou em regiões remotas possam obter a CNH com menos barreiras.
“É um momento histórico e importante. Nós sabemos o quanto a iniciativa do ministro Renan Filho, vai transformar a vida de muita gente em nossas cidades, finalizou Beltrão.
“Essa iniciativa vai melhorar a segurança do trânsito, porque vai formalizar. No Brasil, quando a gente checa um CPF de quem tem uma moto e depois olha se esse CPF tem CNH, 54% não tem. Isso demonstra que o modelo estava falido. As pessoas mais pobres não tinham mais condição de ter uma carteira nacional de habilitação”, disse o ministro dos Transportes.
A CNH do Brasil prevê formação gratuita on-line, possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou nas autoescolas. Os exames – prático e teórico – seguem sendo obrigatórios, o que garante que as etapas de aprendizagem sejam cumpridas. O acesso à formação garante um trânsito mais seguro, com motoristas preparados circulando pelas ruas.
O modelo aproxima o Brasil de práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Argentina.
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
