Imagem da Nasa mostra tamanho do ciclone extratropical que atingiu o Sul e o Sudeste do Brasil; veja
Em São Paulo, milhares ficarem sem energia elétrica e centenas de voos foram cancelados em razão do vendaval
Um satélite da Nasa conseguiu captar a dimensão do ciclone extratropical que atingiu a região Centro-Sul do Brasil até esta quarta-feira, 10. Os registros feitos pelo GOES-19 foram compartilhados pela MetSul Meteorologia. Na Grande São Paulo, o fenômeno deixou mais de 1,5 milhão de casas sem energia elétrica e cancelou mais de 100 voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
Na imagem captada pelo satélite da agência espacial norte-americana, é possível ver uma enorme espiral de nuvens tomando parte do País. A formação é uma característica ciclônica comum e mostra a dimensão do fenômeno que provocou estragos em diversas cidades.
No município de Palhoça, em Santa Catarina, um casal e um bebê morreram após o carro em que estavam ser arrastado pela correnteza durante um temporal. No Estado, os vendavais chegaram a 100 km/h nesta terça, conforme a Defesa Civil. Nesta quinta-feira, 11, as formações devem se afastar para alto-mar, mas o risco continua de moderado a alto, com rajadas de até 80 km/h.
Quem mora em São Paulo também sentiu os efeitos do ciclone extratropical. Até às 6h desta quinta, mais de 1,5 milhão de casas seguiam sem energia elétrica um dia após o registro de fortes rajadas de vento. Em algumas partes do estado, os ventos chegaram a uma velocidade de mais de 98 km/h.
Em comunicado, a Enel confirmou que a área de concessão da companhia foi "afetada por um ciclone extratropical e um vendaval histórico". Trechos inteiros da rede foram danificados, impactando o fornecimento de energia em diversos pontos.
Tempo volta a ficar firme em São Paulo
Depois dos estragos causados pela passagem do vendaval, os moradores de São Paulo podem ficar mais tranquilos. Isso porque o tempo deve voltar a ficar firme no Estado nesta quinta-feira, 11, segundo a previsão da meteorologista Lívia Caetano, do Climatempo.
Na capital paulista, o sol vai predominar à tarde, e as temperaturas devem chegar a 30ºC. O vento vai se manter moderado, com algumas rajadas ao longo do dia. O mesmo vale para o Rio de Janeiro, que apresenta tempo firme e com poucas chances de chuva.
Em outras regiões, ainda é preciso ficar atento. Os ventos podem chegar a 90 km/h em pontos do litoral paulista, Zona da Mata Mineira, sul e noroeste fluminense, sul capixaba, região do Vale do Paraíba, litoral norte do Rio Grande do Sul e sul catarinense.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
