Projeto de Cabo Bebeto permite pagamento do IPVA em até 10 parcelas
Proposta aprovada na Assembleia Legislativa amplia o parcelamento do imposto e atualiza regras de isenção para pessoas com deficiência em Alagoas
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei nº 1363/2025, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), que amplia as possibilidades de parcelamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado. A proposta altera dispositivos da Lei Estadual nº 6.555/2004 e representa um avanço para os contribuintes alagoanos.
Com a mudança, o pagamento do IPVA anual poderá ser realizado em cota única ou parcelado em até 10 parcelas mensais e sucessivas, conforme regulamentação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A medida tem como objetivo reduzir o impacto financeiro do imposto no orçamento das famílias, especialmente em um cenário de inflação e perda do poder aquisitivo.
PcD
Outro ponto relevante do projeto aprovado é a atualização das regras relacionadas à isenção do IPVA para pessoas com deficiência (PcD). O texto prevê que, nos casos em que o valor do veículo ultrapasse o limite estabelecido em decreto, a isenção seja concedida de forma proporcional, garantindo maior justiça social e adequação à realidade do mercado automotivo atual.
De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, o teto atual de isenção não acompanha a evolução dos preços dos veículos, o que acaba limitando o acesso ao benefício por parte das pessoas com deficiência. A proposta busca corrigir essa distorção sem comprometer a arrecadação estadual.
Para Cabo Bebeto, a aprovação do PL 1363/2025 representa uma conquista importante para a população. “É uma medida de equilíbrio, que traz alívio ao contribuinte sem prejudicar as finanças do Estado, além de promover mais justiça social”, destacou.
O Projeto segue agora para sanção ou veto do governador.
Últimas notícias
Ministro do TSE rejeita recurso que pede cassação de Jorge Seif
Associação repudia ameaças e vandalismo em Conselho Tutelar de Maceió
Cibele Moura recebe Conselho Regional de Farmácia e debate piso salarial da categoria
Moradores bloqueiam AL-101 Norte em protesto por falta de água em Riacho Doce
Facção presta homenagens a suspeito morto em confronto com a Polícia Militar em Alagoas
Governo acerta pagamento de R$ 1,69 bilhão em emendas de anos anteriores
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
