Projeto de Cabo Bebeto permite pagamento do IPVA em até 10 parcelas
Proposta aprovada na Assembleia Legislativa amplia o parcelamento do imposto e atualiza regras de isenção para pessoas com deficiência em Alagoas
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei nº 1363/2025, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), que amplia as possibilidades de parcelamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado. A proposta altera dispositivos da Lei Estadual nº 6.555/2004 e representa um avanço para os contribuintes alagoanos.
Com a mudança, o pagamento do IPVA anual poderá ser realizado em cota única ou parcelado em até 10 parcelas mensais e sucessivas, conforme regulamentação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A medida tem como objetivo reduzir o impacto financeiro do imposto no orçamento das famílias, especialmente em um cenário de inflação e perda do poder aquisitivo.
PcD
Outro ponto relevante do projeto aprovado é a atualização das regras relacionadas à isenção do IPVA para pessoas com deficiência (PcD). O texto prevê que, nos casos em que o valor do veículo ultrapasse o limite estabelecido em decreto, a isenção seja concedida de forma proporcional, garantindo maior justiça social e adequação à realidade do mercado automotivo atual.
De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, o teto atual de isenção não acompanha a evolução dos preços dos veículos, o que acaba limitando o acesso ao benefício por parte das pessoas com deficiência. A proposta busca corrigir essa distorção sem comprometer a arrecadação estadual.
Para Cabo Bebeto, a aprovação do PL 1363/2025 representa uma conquista importante para a população. “É uma medida de equilíbrio, que traz alívio ao contribuinte sem prejudicar as finanças do Estado, além de promover mais justiça social”, destacou.
O Projeto segue agora para sanção ou veto do governador.
Últimas notícias
Tartaruga-de-pente é flagrada em desova na praia de Jacarecica, em Maceió
Criança de 1 ano morre após carro invadir residência no interior de Alagoas
Incêndio atinge mercadinho no bairro Canafístula, em Arapiraca
Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas durante patrulhamento em Rio Largo
Mulher é morta a tiros dentro de casa durante tentativa de assalto em Maceió
Mulher é presa após agressões, ameaças e danos em residência na Cidade Universitária
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
