Equatorial lidera ranking de empresas mais reclamadas no Procon Alagoas em 2025
O setor bancário também ocupa posição de destaque no ranking
O Procon Alagoas divulgou o ranking das cinco empresas mais reclamadas em 2025, com base nos registros feitos por consumidores em todo o estado. Os dados apontam que serviços essenciais e instituições financeiras concentraram a maior parte das demandas.
No topo da lista aparece a Equatorial Energia, com 767 reclamações, liderando o número de queixas relacionadas principalmente ao fornecimento de energia elétrica, cobranças e atendimento ao consumidor.
Em segundo lugar está a BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Maceió, com 669 reclamações registradas ao longo do ano. As queixas envolvem, em sua maioria, problemas de abastecimento, cobranças e qualidade do serviço.
O setor bancário também ocupa posição de destaque no ranking. O Itaú aparece em terceiro lugar, com 554 reclamações, seguido pelo Santander, que soma 458 registros. Entre os principais motivos estão cobranças indevidas, contratos, tarifas e dificuldades no atendimento.
Fechando a lista, a operadora Claro ocupa a quinta posição, com 419 reclamações, relacionadas a serviços de telefonia, internet e televisão por assinatura.
Segundo o Procon Alagoas, o ranking serve como instrumento de transparência e orientação para os consumidores, além de auxiliar o órgão no monitoramento das práticas de mercado e na adoção de medidas administrativas para coibir abusos e irregularidades nas relações de consumo.
Vale lembrar que o Procon/AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, por mensagens via WhatsApp (82) 98883-7586 ou de forma presencial, mediante agendamento, através do site: https:/ja.al.gov.br/login.
O OUTRO LADO
Em nota, a Equatorial Alagoas reforça que tem atuado intensamente para que as demandas dos clientes sejam tratadas, sempre que possível, no primeiro contato, evitando a necessidade de recorrer a outras instâncias, além de seguir investindo continuamente na melhoria dos seus serviços.
"Como reflexo dessas ações, em todo estado alagoano, houve uma redução de 36,5% no número de reclamações registradas no Procon, com queda de 1.208 registros em 2024 para 767 em 2025, evidenciando a evolução dos processos de atendimento e do relacionamento com os clientes", traz trecho da nota.
Confira a nota de esclarecimento na íntegra:
A Equatorial Alagoas informa que segue acompanhando de forma periódica os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e mantém uma área específica dedicada ao atendimento dessas solicitações. A distribuidora reforça que tem atuado intensamente para que as demandas dos clientes sejam tratadas, sempre que possível, no primeiro contato, evitando a necessidade de recorrer a outras instâncias, além de seguir investindo continuamente na melhoria dos seus serviços.
Como reflexo dessas ações, em todo estado alagoano, houve uma redução de 36,5% no número de reclamações registradas no Procon, com queda de 1.208 registros em 2024 para 767 em 2025, evidenciando a evolução dos processos de atendimento e do relacionamento com os clientes.
A Equatorial Alagoas reforça ainda que dispõe de atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar, inicialmente, os canais oficiais da empresa para esclarecimento de dúvidas e resolução de pendências. O atendimento também está disponível 24 horas por dia por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e via mensagem de texto no WhatsApp, com a assistente virtual Clara, no número (82) 2126-9200, que em 2025 passou por atualização, tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado.
A distribuidora destaca, por fim, que mantém uma agenda proativa de diálogo e alinhamento com o Procon/AL, com foco na implementação contínua de melhorias em seus processos internos e na prevenção de novas reclamações.
Assessoria de Imprensa - Equatorial Alagoas
Últimas notícias
Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia rede de assistência com novos leitos de saúde mental
Alagoas lança edital inédito de agricultura familiar para escolas indígenas e quilombolas
Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia assistência com novos leitos de saúde mental
Programa Professor Mentor se torna Lei em AL e consolida política educacional de Estado
Augusto Heleno deixa Comando Militar para cumprir prisão domiciliar
SSP coordena repatriação para Alagoas de preso por estelionato e lavagem de dinheiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
