Emissão da Carteira Nacional do Artesão abre calendário de 2026 do programa Alagoas Feita à Mão
Os municípios devem enviar por e-mail um ofício solicitando a realização das ações em seu território para no mínimo 20 artesãos
O Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), deu início ao calendário de emissões de 2026 da Carteira Nacional do Artesão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) nos municípios, levando o serviço diretamente ao interior de Alagoas.
A iniciativa amplia o acesso dos artesãos à formalização profissional, permitindo que eles emitam o documento sem precisar se deslocar até a capital. A equipe técnica do programa vai até a cidade, organiza o atendimento local e realiza as emissões no próprio território, garantindo mais agilidade, inclusão e fortalecimento da atividade artesanal.
Para receber a equipe, o município precisa encaminhar um ofício para o e-mail [email protected], solicitando a visita e informando a previsão mínima de 20 artesãos interessados, requisito necessário para viabilizar a ação. Os pedidos serão recebidos até o dia 21 de janeiro.
A Carteira Nacional do Artesão é um instrumento fundamental para a valorização do setor, pois garante acesso a políticas públicas, participação em feiras, eventos, capacitações e oportunidades de comercialização em âmbito estadual e nacional.
Com a expansão das emissões nos municípios, o Alagoas Feita à Mão amplia a descentralização das políticas de fomento ao artesanato, promovendo mais renda, reconhecimento profissional e a preservação da identidade cultural alagoana em todas as regiões do estado.
“Estamos ampliando o número de artesãos formalizados em Alagoas. É um trabalho liderado pela nossa equipe, lá no programa Alagoas Feita à Mão. Aproveito para parabenizar a todos e dizer que nós vamos intensificar as ações nos municípios”, enfatizou o secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi).
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
