Em Alagoas, mais de 120 mil pessoas precisam coletar a biometria eleitoral
Deste total, 35.610 estão em Maceió, 8.195 em Arapiraca e 3.896 em Rio Largo
Em Alagoas, mais de 120 mil eleitores ainda precisam fazer a coleta da biometria eleitoral. Deste total, 35.610 estão em Maceió, 8.195 em Arapiraca e 3.896 em Rio Largo, municípios com mais eleitores sem biometria. Uma das metas do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) é aumentar o quantitativo do eleitorado biometrizado, que atualmente representa 94% das pessoas aptas a votar nas eleições de 2026.
Para fazer a coleta biométrica, as pessoas devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 06 de maio, data em que ocorre o fechamento do cadastro. Em Maceió, a coleta biométrica pode ser feita no Fórum Eleitoral, na Gruta, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h30, nas Centrais Já localizadas no Maceió Shopping (de 8h às 17h) e no Benedito Bentes (8h às 13h). Os cartórios eleitorais do interior funcionam das 7h30 às 12h30 até o dia 31 de janeiro, depois voltam a funcionar até as 13h30.
Para realizar a coleta biométrica, é preciso apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência emitido há no máximo 90 dias. O procedimento é rápido e simples: coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos, assinatura e foto digital, além da atualização dos dados digitais.
Quem fez o alistamento eleitoral pelo site do TRE/AL ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve comparecer em até 30 dias aos cartórios eleitorais ou postos de atendimentos para efetivar a coleta biométrica. Caso não compareçam dentro do prazo, a solicitação não será concluída.
Benefícios
Além da segurança no momento da votação, o cadastramento biométrico proporciona a obtenção do selo ouro na conta Gov.br, plataforma digital que permite ao cidadão acessar serviços públicos on-line de forma segura, como INSS, Receita Federal, Carteira Digital, entre outros.
O Selo Ouro é o nível mais alto de confiabilidade da conta Gov.br, exigido para acesso a serviços públicos mais sensíveis. Para obter esse Selo, é necessário validar sua identidade com dados biométricos ou registros oficiais confiáveis e uma das formas é tendo a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.
Últimas notícias
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Carreta que transportava retroescavadeira tomba e pega fogo na Rota do Mar
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
