Meio ambiente

Tartaruga-de-pente é flagrada em desova na praia de Jacarecica, em Maceió

Espécie ameaçada recebeu marcação individual e ninho será monitorado pelo Instituto Biota até o nascimento dos filhotes

Por 7Segundos 18/01/2026 08h08
Tartaruga-de-pente é flagrada em desova na praia de Jacarecica, em Maceió
Tartaruga-de-pente é registrada durante desova noturna na praia de Jacarecica - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma tartaruga-de-pente foi flagrada em processo de desova na noite do último sábado (17), na praia de Jacarecica, em Maceió. O registro foi feito pela equipe do Instituto Biota, que acompanha e monitora a ocorrência como parte das ações de pesquisa e conservação da fauna marinha em Alagoas.

Além de escolher um local adequado para abrir o ninho e depositar os ovos, a tartaruga passou um longo período camuflando a área da desova, comportamento natural da espécie para proteger os ovos de predadores e interferências externas.

Durante a ação, o animal recebeu anilhas de marcação individual, permitindo o acompanhamento científico e a coleta de dados importantes sobre a espécie, que está ameaçada de extinção. O ninho seguirá sob monitoramento até o nascimento dos filhotes.

O Instituto Biota destacou a importância da participação da população, que comunicou a presença da tartaruga à equipe técnica, possibilitando o acompanhamento seguro do processo.

A instituição reforça que, ao encontrar animais marinhos encalhados, vivos ou mortos, nas praias de Alagoas, a população deve entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (82) 99115-2944.