Aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro são resgatadas em operação na Zona da Mata em AL
Apreensões ocorreram durante fiscalizações de rotina, quando as guarnições localizaram diversos pássaros em gaiolas expostas tanto em áreas externas quanto no interior de residências
A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), resgatou 27 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro durante uma operação simultânea realizada nos municípios de Branquinha, União dos Palmares, Messias e Murici. A ação deflagrada nesta segunda-feira (19) resultou na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra os responsáveis identificados.

As apreensões ocorreram durante fiscalizações de rotina, quando as guarnições localizaram diversos pássaros em gaiolas expostas tanto em áreas externas quanto no interior de residências, muitas delas visíveis da via pública. Durante as abordagens, os policiais constataram que os animais não possuíam anilhas de identificação e que os proprietários não detinham a autorização necessária emitida pelo órgão ambiental competente, configurando crime ambiental.
No decorrer das diligências, alguns responsáveis apresentaram versões divergentes sobre a posse das aves, mas acabaram admitindo a propriedade ou indicando o parentesco com os donos após as orientações legais. Entre as espécies resgatadas estão os pássaros Sibite, Canário-da-terra, Xexeu-de-bananeira, Sanhaço, Papa-capim, Sabiá, Tiziu, Galo-da-campina, Curió, Extravagante e Jesus-meu-Deus.
Após o recolhimento, todas as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passarão por avaliação técnica e receberão os cuidados necessários antes de receberem a destinação ambiental adequada.
Últimas notícias
Procon Alagoas alerta para golpes em aluguéis por temporada
Polícia prende homem por cárcere privado e violência doméstica contra companheira
Sefaz-AL inicia 2026 com pagamento de mais de R$ 332 mil da Nota Fiscal Cidadã
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares e Marechal Deodoro
Prefeitura entrega ginásio e centro de convívio social na zona rural de Arapiraca
Maragofé 2026 celebra 25 anos de fé e evangelização em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
