Saúde

Vigilância recolhe mais de 200kg de produtos impróprios em feira livre na Levada

Durante a inspeção, foram identificadas grandes quantidades de alimentos perecíveis e não-perecíveis com prazo de validade vencido

Por 7Segundos 20/01/2026 15h03
Vigilância recolhe mais de 200kg de produtos impróprios em feira livre na Levada
Alimentos fora dos padrões sanitários foram recolhidos pela Visa - Foto: Cortesia

Em mais uma ação de fiscalização, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), apreendeu 250 kg de produtos impróprios para o consumo, em uma feira livre no bairro Levada. A inspeção ocorreu, na manhã desta terça-feira (20), em estabelecimentos comerciais, por meio de denúncia anônima.

Durante a ação, foram identificadas grandes quantidades de produtos perecíveis e não-perecíveis com prazo de validade vencidos, além de estarem armazenados de forma inadequada. Entre os alimentos impróprios para o consumo, fora dos padrões sanitários, com risco à saúde do consumidor, havia leite de coco, charque, mortadela, pão, ketchup, farofa, pipoca e refrigerantes. A irregularidade resultou no recolhimento e apreensão dos alimentos comercializados.


De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, os estabelecimentos foram autuados e deverão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 38 mil reais, no caso de reincidência de infração.

“Essa ação foi resultado de denúncia e com a inspeção identificamos as irregularidades que causam risco à saúde do consumidor. A fiscalização é necessária para garantir a saúde de quem compra e conscientizar comerciantes sobre à importância das normas sanitárias para contribuir para saúde coletiva e comercialização consciente, nos padrões exigidos pelas Anvisa”, destacou Airton Santos.

Como denunciar


Ao constatar, em qualquer estabelecimento, irregularidades que causam riscos à saúde da população, entre em contato com a Visa de Maceió pelo telefone (82) 3312-5496, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h; ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias. As denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.