Justiça

Ministra Marluce Caldas é homenageada com nome em comenda pela ABMCJ-AL

Reconhecimento institucional a personalidades que se destacaram pela atuação jurídica

Por Ascom 21/01/2026 08h08 - Atualizado em 21/01/2026 08h08
Ministra Marluce Caldas é homenageada com nome em comenda pela ABMCJ-AL
Ministra Marluce Caldas - Foto: Assessoria

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica em Alagoas (ABMCJ-AL) entrega, nesta quarta-feira (21), a Comenda Ministra Marluce Caldas. A honraria é o reconhecimento institucional da entidade a personalidades que se destacaram por sua atuação jurídica e social, na defesa da cidadania, justiça e valorização da mulher.

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a alagoana Marluce Caldas, que dá nome à honraria, estará presente na solenidade. “É uma grande honra participar de uma homenagem tão significativa como essa e mais ainda ter meu nome em uma comenda tão relevante. Fico feliz em saber que tantas mulheres que se dedicam a fortalecer e ampliar os espaços de participação feminina, especialmente em áreas historicamente desafiadoras, terão esse trabalho reconhecido. Quero destacar o protagonismo das mulheres no Direito, sobretudo as nordestinas, na construção de políticas públicas mais humanas, inclusivas e responsáveis”, afirmou Marluce Caldas.

Em sua primeira edição, a comenda será concedida durante solenidade na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica, a partir das 18h.

As homenageadas com a Comenda Ministra Marluce Caldas são: Marilma Torres Gouveia de Oliveira; Solange Bentes Jurema; Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá; Carmen Dolores Pontes Lima Bomfim; Eunice Auto da Silva Nonô; Marly Granjeiro de França; Maristela Barbosa Sampaio; Eloína Maria Braz dos Santos;
Josefa Amorim de Barros; Luciana Rodrigues Barreto Pontes de Mendonça.

A trajetória da alagoana Marluce Caldas, que integra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), é marcada pelo compromisso, dedicação e liderança exercida em defesa da valorização da mulher jurista.