Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Posse do governador Paulo Dantas na presidência do colegiado acontece durante o evento
O Governo de Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) de 2026, dia 5 de fevereiro. Previsto para as 14 horas, no Hotel Jatiúca, em Maceió, o evento também vai marcar a posse do governador Paulo Dantas na presidência do Consórcio, que vai reunir os governadores dos nove estados nordestinos.
A atuação do Consórcio amplia a capacidade dos estados de dialogar com o Governo Federal, organismos internacionais e instituições estratégicas, potencializando políticas públicas integradas. “Alagoas já se destacava com uma participação ativa no Consórcio Nordeste. Agora, como o governador Paulo Dantas à frente do colegiado, a quem parabenizo, vai fortalecer ainda mais esse novo momento da nossa região, que vem avançando em educação, tecnologia e inovação”, afirma o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cézar, que representa o estado no Conselho de Administração do Consórcio, tendo como suplente o secretário Executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso.
De acordo com Júlio Cezar, por ser uma pasta criada para articular, coordenar e ampliar as relações institucionais do Governo do Estado com outros entes e organismos, tanto no Brasil quanto no exterior, a Serfi acompanha e contribui ativamente para a articulação institucional e o alinhamento de agendas que projetam Alagoas e o Nordeste como territórios estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional.
“Nesta primeira assembleia do ano, além da posse do governador Paulo Dantas, vamos discutir, entre outros temas, as prioridades da Agenda 2026”, destaca Júlio Cezar.
A pauta da assembleia inclui debates sobre infraestrutura, com o ministro dos Transportes, Renan Filho; o programa Nordeste Criativo, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes; além da assinatura de acordos de cooperação técnica com o Sebrae e a Enap. Também estão previstos a apresentação do estudo “Descarbonização da frota pesada do Nordeste”, por José Sérgio Gabrielli, e a agenda internacional do Consórcio.
O Consórcio Nordeste é uma associação pública formada pelos nove estados da região, criada para promover a cooperação entre os governos estaduais. Sua estrutura é composta pela Assembleia Geral de Governadores, que define as diretrizes e decisões estratégicas; pela Presidência, exercida de forma rotativa por um dos governadores; e pela Secretaria-Executiva, responsável pela gestão e execução das ações, com apoio de Câmaras Temáticas por áreas específicas.
Para cobertura da imprensa e demais participantes, deve ser feito creenciamento, por meio do link https://credenciamentoconsorcionordeste.com
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
