Prefeitura distribui 250 mil preservativos nas prévias carnavalescas de Maceió
Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde une folia, informação e cuidado com a saúde da população
O Bloco do Prazer, iniciativa da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), comemorou 31 anos de história com um animado desfile realizado na última sexta-feira (6), durante as prévias carnavalescas do Jaraguá Folia. A ação levou para as ruas do bairro histórico não apenas música e alegria, mas também informação, cuidado e compromisso com a saúde da população.
Criado como uma estratégia de educação em saúde, o Bloco do Prazer se consolidou ao longo de mais de três décadas como uma importante ferramenta de prevenção, utilizando a linguagem do Carnaval para dialogar de forma direta e acessível com os foliões sobre a importância da prevenção das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais.
Segundo Teresa Carvalho, da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, o bloco representa muito mais do que um momento festivo. “O Bloco do Prazer é um espaço de cuidado, de escuta e de orientação. Ele mostra que é possível viver o Carnaval com alegria e responsabilidade, promovendo o autocuidado e o respeito à própria saúde e do outro”, destacou a técnica.
Durante o desfile do Bloco do Prazer, as equipes da SMS intensificaram as ações educativas e a distribuição de insumos de prevenção. Somente no bloco, foram distribuídos cerca de 14 mil preservativos externos, quatro mil preservativos internos e cinco mil géis lubrificantes, ampliando o acesso da população às estratégias de prevenção durante a folia.
Além do desfile, ao longo das prévias carnavalescas da capital, a Coordenação Técnica de ISTs da SMS também esteve presente com um estande fixo na orla marítima, reforçando as ações de prevenção e cuidado.
Considerando todas as ações realizadas nas prévias carnavalescas de Maceió, incluindo o Jaraguá Folia, foram distribuídos aproximadamente 250 mil preservativos externos, oito mil preservativos internos, 15 mil géis lubrificantes e 100 autotestes para HIV, além de orientações sobre a prevenção combinada.
As equipes também prestaram informações sobre estratégias como o uso correto do preservativo, a testagem regular para ISTs, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), fortalecendo a conscientização e o acesso da população aos serviços de saúde.
As ações fazem parte do compromisso contínuo da Secretaria de Saúde de Maceió com a promoção da saúde e a prevenção das ISTs, especialmente em períodos de grande mobilização social, como o Carnaval.
A presença ativa da SMS nas ruas reforça a importância de levar informação qualificada à população, garantindo acesso a insumos de prevenção e fortalecendo políticas públicas que priorizam o cuidado integral.
Com iniciativas como o Bloco do Prazer, a Saúde de Maceió reafirma sua atenção permanente à saúde sexual, à prevenção das ISTs e ao bem-estar da população, mostrando que a festa também pode ser um espaço de conscientização, cidadania e cuidado coletivo.
Últimas notícias
Polícia Civil investiga morte de professor da Ufal encontrado em casa, em Arapiraca
Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta
Dono do Banco Master deve responder por crime de estelionato
Pedofilia: antes de prisão, piloto pediu a copiloto para assumir avião
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan
Proposta que acaba com jornada de trabalho 6x1 vai para a CCJ
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
