Neurocirurgia de alta complexidade trata meningioma no Hospital Metropolitano de Alagoas
Procedimento neurológico de grande porte reforça a assistência em alta complexidade pelo SUS
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, realizou mais uma neurocirurgia de alta complexidade para o tratamento de um meningioma, tipo de tumor cerebral que se origina nas meninges, membranas que revestem o encéfalo. O procedimento foi acompanhado de perto pela equipe especializada da unidade, referência em média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Danilo Medeiros, neurocirurgião do HMA, o paciente apresentava um tumor volumoso localizado no lado direito do encéfalo, o que já provocava sintomas importantes.
“Trata-se de um provável tumor benigno, mas que ocupava uma área significativa do cérebro, causando crises convulsivas, dor de cabeça e rebaixamento do nível de consciência”, informou o médico.
Ainda segundo o especialista, a proposta cirúrgica foi realizar uma ressecção ampla do tumor, respeitando margens seguras. “A intenção é fazer uma retirada completa, com boa margem cirúrgica, o que pode trazer até a cura do paciente”, destacou Danilo Medeiros.
O meningioma é um dos tumores cerebrais mais comuns e, na maioria dos casos, tem crescimento lento. No entanto, dependendo do tamanho e da localização, pode comprometer funções neurológicas e exigir intervenção cirúrgica, como neste caso.
Por se tratar de uma cirurgia de grande porte, o pós-operatório requer cuidados intensivos. “Após o procedimento, o paciente é encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece alguns dias sob sedação contínua”, explicou o neurocirurgião do HMA.
Com a evolução clínica positiva e após a realização de exames de imagem, como a tomografia, o paciente segue para a enfermaria. “Na enfermaria, ele recebe os cuidados finais antes de poder retornar para casa e para o convívio com a família”, concluiu Danilo Medeiros.
A realização desse tipo de procedimento reforça o papel do Hospital Metropolitano de Alagoas como unidade estratégica na assistência neurológica pelo SUS. Por meio da realização desta cirurgia de alta complexidade, a unidade hospitalar garante à população alagoana acesso a cirurgias neurológicas e cuidado integral.
Últimas notícias
Ensino bilíngue é apresentado por JHC como novo modelo educacional em Maceió
PF é comunicada para prender Oruam se ele tentar sair do país
Em reunião com líderes, Motta reclama de críticas de ministros de Lula
Operação Lei Seca prende 16 condutores alcoolizados no final de semana de prévias
CNJ recebe nova denúncia de assédio contra Buzzi, ministro do STJ
Prefeitura de Arapiraca lança feira que coloca o município no calendário agro nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
