Educação

Gestão JHC amplia inclusão e garante mais 800 auxiliares de sala para estudantes da rede municipal

Convocações acompanham ampliação recorde no número de vagas e abertura de novas unidades escolares em diversos bairros da capital

Por Assessoria 13/02/2026 09h09
Gestão JHC amplia inclusão e garante mais 800 auxiliares de sala para estudantes da rede municipal
Além dos auxiliares de sala, foram convocados também nutricionistas e professores - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convocou quase mil profissionais aprovados em Processo Seletivo Simplificado (PSS), sendo 800 auxiliares de sala, para atuarem como Profissionais de Apoio Escolar (PAEs), fortalecendo a rede pública de ensino.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (12), a partir da página 39. Acesse aqui.

Além dos auxiliares de sala, foram convocados também nutricionistas e professores de Educação Infantil, do 1º ao 5º ano, português, matemática, educação física, história, ensino religioso e arte.

“Essa convocação representa mais um passo importante para fortalecer a rede pública municipal de ensino e garantir que todos os estudantes da educação especial tenham o suporte necessário em sala de aula. A chegada dos novos PAEs e demais servidores, acompanha a ampliação histórica do número de vagas, principalmente na educação infantil, e no número de novas unidades escolares entregues à população, assegurando mais inclusão, acompanhamento adequado e melhores condições de aprendizagem para os nossos alunos.”, destacou Luiz Rogério, secretário de Educação de Maceió.

O secretário lembrou, ainda, que o número de vagas ofertadas à população saltou de cerca de 60 mil, em 2025, para uma perspectiva de mais de 68 mil agora.

No mesmo período, entre 2025 e 2026, o número de unidades escolares também passou de 159 para 172, com a entrega, somente este ano, de 12 novos Gigantinhos e duas escolas de Ensino Fundamental, uma com a metodologia Sesi e a Escola Professora Maria das Graças Silva, primeira pública municipal bilíngue da história da capital alagoana.

Entrega de documentos

Os convocados devem entregar os documentos na Coordenação de Gestão de Pessoas, na sede da Semed, localizada na Rua General Hermes, 1199, Cambona, entre a próxima quinta-feira (19) e os dias 20, 23 e 24, das 8h às 14h, conforme cronograma divulgado no Diário Oficial.

É necessária a apresentação de documento original de identificação com foto, dentro do prazo de validade, objetivando a apresentação dos originais dos documentos declarados e anexados no ato da declaração dos títulos.

Confira os demais documentos (cópia legível e autenticada) necessários para formalização do contrato:

a) Documento de identidade de reconhecimento nacional, que contenha fotografia;

b) Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

c) Cartão ou Extrato do PIS/PASEP/NIT (esse documento deve ser retirado na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e o NIT no app meu INSS);

d) Carteira de Trabalho Profissional – CTPS;

e) Comprovante de Residência atualizado;

f) Comprovante de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

g) Certificado de Reservista ou documento equivalente, se do sexo masculino;

h) Declaração de acumulação ou não de cargos em funções públicas – Modelo ANEXO II do edital;

i) Comprovação da Escolaridade exigida, através de Diploma devidamente reconhecido pelo MEC;

j) Registro no conselho de classe com comprovação de quitação e regularidade profissional conforme o caso;

k) O candidato convocado por meio de Portaria deverá apresentar, obrigatoriamente, conta salário no BRB.