Fim de semana de Carnaval em Alagoas terá chuvas passageiras e tempo instável
Atuação de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis mantém nebulosidade elevada e favorece pancadas isoladas, especialmente no Litoral e Zona da Mata
O fim de semana de Carnaval em Alagoas será marcado por tempo instável, com variação de nebulosidade e possibilidade de chuvas passageiras em praticamente todas as regiões do estado. A previsão é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), com base em dados da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), e indica a manutenção de um cenário típico do verão nordestino, com calor, alta umidade e mudanças rápidas nas condições do tempo.
De acordo com o boletim meteorológico, a instabilidade no tempo está relacionada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico que se encontra sobre o oceano, próximo à costa leste do Nordeste.
Esse fenômeno favorece a formação de nuvens carregadas nas áreas ao seu redor, aumentando a chance de pancadas de chuva, enquanto mantém o tempo mais seco em regiões sob influência direta do seu centro.
No sábado (14), o tempo segue instável em Alagoas. Em Maceió, há previsão de chuvas isoladas pela manhã e à noite, com possibilidade de chuva passageira à tarde, e temperaturas entre 22°C e 31°C.
No Litoral, o cenário é semelhante, com muitas nuvens e pancadas rápidas ao longo do dia. Já no Sertão, o calor predomina, com máximas de até 33°C, mas ainda com chance de chuva passageira.
No domingo (15), o tempo apresenta leve redução da instabilidade, embora ainda haja possibilidade de chuva passageira. Em Maceió e no Litoral, a previsão indica variação de nebulosidade, com períodos curtos de sol intercalados com nuvens e chance de chuva rápida.
Já no Sertão, o predomínio será de sol entre nuvens, com menor probabilidade de chuva. Municípios como Inhapi e Olho d’Água do Casado podem registrar temperaturas de até 34°C, mantendo o padrão de calor no interior.
Mesmo com a previsão de chuvas rápidas, a Semarh orienta a população a manter cuidados básicos, como uso de proteção solar, hidratação constante e atenção às atualizações dos boletins meteorológicos, especialmente para quem pretende participar de prévias, blocos e demais eventos carnavalescos ao ar livre durante o fim de semana.
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
