Altas temperaturas exigem atenção redobrada com a saúde cardiovascular, alerta especialista
Rayssa Rodrigues diz que, apesar de ser um período de lazer e descanso, o calor intenso faz o coração trabalhar mais
As altas temperaturas do verão exigem atenção redobrada com a saúde do coração, segundo alerta a cardiologista Rayssa Rodrigues, que atua no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió
De acordo com a especialista, o calor intenso faz com que o organismo acione mecanismos naturais para tentar regular a temperatura corporal. “O principal deles é a vasodilatação da pele, que permite a perda de calor. Para que isso aconteça, o coração precisa trabalhar mais, aumentando a frequência cardíaca para garantir maior fluxo sanguíneo”, explica.
Esse esforço extra do coração vem acompanhado de um segundo desafio comum no verão: a desidratação. A médica alerta que a perda excessiva de líquidos pelo suor, sem a reposição adequada, pode reduzir o volume de sangue circulante e deixá-lo mais denso.
“Imagine o coração batendo mais rápido e o sangue mais espesso. Isso aumenta o risco de complicações, principalmente em pacientes que já convivem com doenças cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca”, destaca Rayssa Rodrigues.
Dá para aproveitar o verão com o coração em dia?
Segundo a especialista, sim, desde que alguns cuidados simples façam parte da rotina.
Confira as principais orientações:
- Hidratação é fundamental: beba bastante água ao longo do dia. Água de coco também é uma ótima opção. Em períodos de festas, intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água;
- Alimentação leve: prefira refeições mais leves para não sobrecarregar o organismo;
- Sono e descanso: manter um sono de qualidade ajuda o corpo a se recuperar do estresse térmico;
- Uso correto das medicações: pacientes com hipertensão, diabetes ou outras doenças crônicas não devem interromper seus medicamentos durante o verão;
- Atividade física com cautela: exercícios são bem-vindos, mas devem ser evitados nos horários de sol mais intenso, entre 10h e 16h. O ideal é praticá-los no início da manhã ou no fim da tarde.
“Com hidratação adequada, atenção aos horários e cuidados básicos, é totalmente possível aproveitar o verão de forma segura e saudável, mantendo o coração protegido”, reforça a cardiologista do Hospital do Coração Alagoano.
Ela salienta, ainda, a importância do acompanhamento médico regular, especialmente nos períodos de calor intenso. A medida visa garantir mais qualidade de vida e bem-estar.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
