Vereadores sugerem ampliação das vagas do concurso da Guarda Municipal de Maceió
Parlamentares afirmam que papel da instituição no apoio à Segurança Pública é fundamental e defendem maior efetivo
Os vereadores de Maceió sugeriram a ampliação do total de vagas do concurso público para a Guarda Municipal, anunciado este mês pela Prefeitura de Maceió. Eles pretendem protocolar indicações para que o Executivo altere o edital, que hoje prevê a convocação de 50 aprovados.
Durante a sessão desta quinta-feira (26), o vereador Allan Pierre lembrou que o último concurso da instituição tem mais de 25 anos. Além disso, com a tramitação da PEC 37 de 2022, no Congresso Nacional, que pretende reconhecer as guardas civis como órgão de segurança pública, a demanda por efetivo tende a crescer, segundo defendeu.
“A Guarda Municipal de Maceió tem um papel muito importante. O principal é cuidar do patrimônio da cidade, mas também cuidar do cidadão. Uma guarda bem estruturada, com um efetivo condizente, deve estar no combate à violência contra a mulher, deve estar nas escolas municipais. Esse é o grande papel da guarda”, afirmou o parlamentar, anunciando que fará uma indicação ao Município para ampliar o concurso e o cadastro de reserva.
De acordo com o vereador Charles Hebert, existem pesquisas que mostram como ideal o total de quatro guardas por mil habitantes em grandes cidades, o que confirmaria a necessidade de mais profissionais.
Os vereadores Luciano Marinho, Zé Márcio, Siderlane Mendonça e Jônatas Omena apoiaram a sugestão, e apontaram que o número de equipamentos públicos em Maceió tem crescido, o que eleva a necessidade de mais efetivo, inclusive para reforçar a contenção da violência na cidade. O vereador David do Emprego informou que também é autor de uma indicação aprovada referente ao tema.
Outro edital citado durante a sessão foi o de seleção de profissionais da saúde para a Casa do Autista. O vereador Charles Hebert comemorou a contratação de educadores físicos, mas pontuou que a carga horária exigida, de 44 horas, está acima do praticado em outros estados, e solicitou a revisão da jornada.
Últimas notícias
Cobra é capturada no Bosque das Arapiracas; tamanho impressiona moradores
Moradores do Vergel agradecem a JHC por mudanças na moradia durante Caravana da Mudança
Leonardo Dias e Fábio Costa percorrem Palmeira dos Índios em grande carreata da Direita
“Mulher do interior não pode viajar horas para conseguir atendimento especializado”, afirma Renato Filho
Casal fica ferido após colisão entre moto e caminhão de bebidas na AL-101 Norte
Homem é assassinado após festa de aniversário da neta em Lagoa da Canoa
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
