Iplam autua Equatorial por irregularidades em obras e riscos à população
Vistorias apontaram falta de comunicação prévia, ausência de sinalização e obstrução de passeios, descumprindo legislação municipal
A concessionária Equatorial Alagoas foi autuada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), após a fiscalização identificar irregularidades em intervenções realizadas em vias públicas de Maceió, incluindo abertura de passeio público sem recomposição adequada de sinalização e falta de comunicação prévia à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
As irregularidades foram constatadas durante as vistorias de intervenções realizadas pela Comissão de Fiscalização da Execução de Obras e Serviços de Reparos em Vias e Passeios Públicos (CFEO), no dia 23 de fevereiro de 2026, em diferentes pontos da cidade.
Na Rua Engenheiro Otávio Cabral, no bairro Gruta de Lourdes, a equipe técnica identificou serviços de escavação para assentamento de postes realizados sem comunicação prévia à Seminfra, exigida com antecedência mínima de 48 horas. A vistoria também constatou ausência de sinalização adequada, falta de isolamento da área e obstrução do passeio público, impedindo a circulação segura de pedestres e aumentando o risco de acidentes.
Situação semelhante foi registrada na Avenida Doutor Durval de Góes Monteiro, no bairro Petrópolis, onde os serviços de escavação executados pela concessionária também não foram previamente informados ao município e apresentavam ausência de sinalização, inclusive no período noturno.
De acordo com a legislação municipal, as não conformidades identificadas caracterizam o descumprimento dos artigos 1º, 2º e 6º da Lei Municipal nº 6.336/2014, que regulamenta a execução de obras e reparos em vias públicas por concessionárias e permissionárias de serviços públicos.
A concessionária foi formalmente autuada e deverá adotar as medidas necessárias para regularizar as intervenções, conforme previsto na legislação vigente.
Últimas notícias
TRE-RJ indefere registro de Garotinho para candidato a governador
Fachin dá 24h para Mendonça levantar sigilo de todo caso Master
Mendonça diz ter divulgado tudo o que estava disponível e nega ter sido seletivo
Marcelo Beltrão cobra R$ 7,6 milhões em impostos do Hospital Carvalho Beltrão
Datafolha: Lula tem 46% e Flávio Bolsonaro marca 44% no 2º turno
Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido na AL-115, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
